Já comentei aqui a disputa acirrada entre Samsung e LG, especialmente na área de TVs. A cada novo lançamento, as duas empresas procuram se superar uma à outra oferecendo especificações melhores que a concorrente. Atualmente, o item em que essa briga vem sendo mais visível é a espessura dos aparelhos. Difícil saber aonde essa maratona irá terminar…

Vejam o que a LG apresentou ontem em Seul: um TV LCD de LED com apenas 24,8mm (ou 2,48cm), exatamente seis milímetros a menos que o modelo mais fino da Samsung, lançado recentemente na Europa. Quase simultaneamente, a JVC mostrou em Londres um aparelho semelhante com… acreditem: 7mm de espessura! Bem, no caso da JVC, cuja situação financeira não é nada boa, pode ser apenas uma forma de mostrar ao mercado que ainda tem fôlego para a alta tecnologia – ninguém acredita que esse produto irá, mesmo, chegar ao mercado. Já para LG e Samsung, o tema telas ultrafinas parece que é coisa muito séria.

230140No evento de Seul, executivos da LG afirmaram abertamente que querem conquistar a liderança nesse segmento, visto como estratégico no mercado de TVs. A queda de preços dos LCDs convencionais transformou esses produtos em commodities, ou seja, cada vez mais difíceis de gerar lucro para quem fabrica. Já os LEDs são aparelhos premium, com altas margens (pelo menos por enquanto). Simon Kang, diretor da LG, disse apostar na qualidade superior de seu backlight, que possui 3.360 leds, sete vezes mais que os aparelhos similares da Samsung e da Sony, segundo ele (sinceramente, não sei se é verdade, vamos tentar conferir). Além do modelo de 55″ (foto), que chega às lojas da Coréia e de alguns países europeus nas próximas semanas, a LG promete mais dois (de 42″ e 47″) antes do fim do ano. E Kang não esconde suas ambições: vender 5 milhões de TVs de LED até 2010, de um total de 30 milhões que, diz ele, será o mercado global. Hoje, a Samsung tem mais de 90% do segmento, até porque foi a que mais investiu até agora; mas, como comentei acima, as duas empresas andam como gato e rato…)

Outra previsão do executivo: nos próximos dois anos, os TVs de LED responderão por 40% de todos os LCDs vendidos no mundo. Será otimismo demais?

7 thoughts on “Briga de gente fina

  1. Agora é esperar que a Panasonic lance o neoPDP ultrafino para podermos comparar…

  2. Primeiramente quero parabenizar , Orlando Barrozo pelas matérias sempre divulgadas nos deixando muito bem informados.
    Eu tenho a tv panasonic plasma full hd PZ800 de 58′ com uma qualidade de imagem muito realista(supreendente,show)e seja qual for a tecnologia e espessura , prefiro aquirir novamente a plasma da panasonic neo PDP .
    Na minha modesta opinião e conhecimento nunca vi nada igual em qualidade de imagem da plasma VIERA PZ800…

  3. “modelo mais fino da Samsung, lançado recentemente na Europa”??? Tá brincando? Esse LED da Saumsung já está à venda nas lojas Fnac no Brasil a pelo menos dois meses!

  4. Olá Fernando. Desculpe, o modelo que a Samsung lançou na Europa é diferente do que está à venda no Brasil…

  5. Quero ver elas brigando por quem atende melhor o consumidor, depois que ele comprou! Vender é fácil, manter a boa imágem com o pós venda que é dificil, principalmente entre as coreanas.

  6. Porém a LED da LG não tem conversor digital imbutido, Já a da Samsung tem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *