O presidente Lula deve ter ficado irritado (se é que estava sóbrio) ao ouvir Dilson Funaro, executivo da LG, defender a interatividade na televisão, em evento ontem em São Paulo. Funaro fez o seu papel: a LG é uma das desenvolvedoras do sistema que permitirá, se o governo deixar, que tenhamos serviços interativos na TV brasileira, como acontece em outros países. Vem trabalhando em conjunto com a Rede Globo para criar a maior variedade possível de recursos desse tipo, pois sabe que eles ajudarão a vender mais TVs. Segundo Funaro, assim que a Anatel regulamentar o padrão Ginga, já será viável colocar nas lojas televisores com essa capacidade. E a Globo diz o mesmo, como já comentei aqui: assim que a Anatel autorizar, os telespectadores que tiverem o Ginga poderão acessar esses serviços na TV aberta.

Na verdade, diz a LG, televisores capazes de receber interatividade já existem. São os novos modelos da linha Time Machine Digital, que possuem disco rígido interno com 160GB, o suficiente para gravar até 13 horas de programas em alta definição (veja o vídeo). Esses TVs possuem uma entrada USB, pela qual será possível conectar um computador e baixar o software da internet. Esse seria o melhor dos mundos: o consumidor não precisaria comprar mais uma caixinha preta! A alternativa é vender um modem Ginga à parte, o que também depende de regulamentação da Anatel. A promessa de todos – inclusive o pessoal do Fórum SBTVD – é que tudo isso esteja resolvido até o final do ano. Vamos ver.

Mas, por que citei o presidente Lula no início? Sim, ele estava no evento de ontem e, como todos, aplaudiu o discurso de Funaro. Deve ter se esquecido que, na semana passada, ao anunciar o programa Vale Cultura, declarou: “Vamos ver se agora as pessoas saem da frente da televisão”. Ora, se é para não assistir TV, então para quê interatividade? Alguém precisa lhe explicar o que é isso. Talvez até a eleição do ano que vem ele consiga entender.

2 thoughts on “Quem quer assistir TV?

  1. eu gosto de ler os seus comentários sobre tecnologia.
    Mas naão aprecio o ranso contra o nosso presidente lula.
    Eu acho falta de respeito falar a respeito da sobriedade do presidente.
    Eu ainda acho que a elite brasileira ainda não engoliu um presidente que veio de baixo,pobre e venceu.
    prefere um FHC culto que nada fez para melhorar o pais.
    Orlando continue a comentar sobre tecnologia,e esqueça a política.

  2. Olá Derli, agradeço sua atenção. Desculpe se minhas opiniões não coincidem com as suas. São coisas da democracia. Infelizmente, há muito mais motivos para falar mal do presidente do que falar bem. E sem essa de preconceito. Meu pai também veio jovem do Nordeste, de uma família paupérrima, e trabalhou duro para fazer a vida em São Paulo. Lula nunca precisou trabalhar, ganhou a vida como sindicalista. E quando teve chance de estudar, simplesmente não quis. Tenho preconceito, sim, contra ignorância, demagogia e corrupção. E acho que sempre devemos criticar essas coisas, não aceitá-las como são. Concorda?
    Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *