Nesta terça-feira, a Sony anunciou dois novos passos em sua estratégia para o Brasil:

1) Está suspendendo as vendas do TV de LED, após ter sido a primeira a lançar o produto, há quase seis meses.

2) Está lançando o Blu-ray player mais barato do mercado (preço sugerido: R$ 999), algo que nunca havia feito antes em sua História de quase 40 anos no Brasil.

Como interpretar essas duas ousadas medidas? Em relação ao LED, é com certeza reflexo da política mundial da empresa, que decidiu não perder mais dinheiro na área de TVs. O aparelho de 40″, importado do Japão, está sendo vendido por algo em torno de R$ 20.000, o que, convenhamos, é demais; dois meses depois de colocá-lo nas lojas, a Sony viu a Samsung lançar nada menos do que sete modelos de LED, sendo que o de 40″ sai por R$ 6.000. Na verdade, a Sony utiliza um painel de leds diferente, mais caro e mais eficiente do ponto de vista da luminosidade. Mas o principal fator que eleva seu preço é a importação. A Samsung já produz seus TVs de LED em Manaus, embora o backlight seja importado. Isso faz muita diferença no preço final.

474Já no caso do Blu-ray, a jogada da Sony é arriscada. Vi pessoalmente o velho Akio Morita dizer, certa vez, que a Sony jamais entra em guerra de preços e que quando um concorrente faz isso não dura muito tempo no mercado. Pois, segundo o atual CEO do grupo, Howard Stringer (vejam a entrevista aqui), é exatamente isso que as empresas coreanas vêm fazendo, pelo mundo afora, nos últimos anos, para conquistar mercado. Agora, pelo visto, a empresa decidiu competir com as mesmas armas. Está produzindo o Blu-ray em Manaus e, assim, conseguindo baixar bem o preço. Hoje, um dia após o anúncio do novo player (foto), lojas virtuais já oferecem o produto por – acreditem – R$ 873; e, como num passe de mágica, a Samsung reduziu o preço de seu player para R$ 897.

E assim vamos caindo numa nova guerra de preços, da qual, aparentemente, a Sony desta vez não quer ficar de fora.

A propósito, confiram o vídeo que fizemos apresentando o novo Blu-ray Sony. Num único dia, deu mais de 500 acessos no Blog da Redação, recorde absoluto.

7 thoughts on “A Sony em nova estratégia

  1. “2) Está lançando o Blu-ray player mais barato do mercado”…
    O player Blu-Ray mais barato é o da Tec-toy, por R$699,00 (no mercado).

  2. O leitor tem razão: o aparelho da Tec Toy é o mais barato. O texto, porém, se refere apenas às marcas de ponta do mercado.

  3. Poderia começar fazendo um esforço para ser vista como marca de qualidade. Hoje o consumidor paga caro por um adesivo SONY e de brinde leva um aparelho grudado nele. Comecem a ver o mercado especializado com outros olhos. A Philips e a Panasonic fizeram isto e hoje não precisam vender preço. Vendem qualidade A Sony está escorada na marca e nos preços, se dependesse de produtos e pontos de vendas ela já teria quebrado. A Gradiente foi assim.

  4. A única coisa que me incomoda, em termos de Brasil (aliás, nem sei se isso é só no Brasil), é que quando eletrônicos começam a ser vendidos a um custo menor, a qualidade de construção do aparelho bem como o funcionamento do mesmo, cai vertiginosamente junto.
    Lembro-me de uma expriência que tive ao ter o meu primeiro aparelho de DVD. Foi um Toshiba. Um aparelho muito bem construído e com excelente qualidade de imagem. Na época, este aparelho me custo R$1200,00, pagos em 10 vezes na antiga Tonifoto (Rio de Janeiro). De lá para cá, já tive vários aparelhos de DVD, pagando cada vez mais barato. Hoje possuo um Samsung 1080p, que mesmo como upscaling não consegue ter a mesma nobreza de imagem que o Toshiba tinha. É claro que minha sensibilidade na época era uma (eu tinha 20 anos) e hoje é outra (tenho 32 – Deus, como o tempo passa!), mas a impressão que tenho é que apesar de hoje eu poder comprar um aparelho de DVD “até na padaria da minha rua” por R$80,00, o nível de qualidade também desceu ladeira abaixo. Além do fato de que quando a lente começa a dar erro, é melhor você descartar o aparelho como se fazia com aquelas câmeras descartáveis.

  5. “O leitor tem razão: o aparelho da Tec Toy é o mais barato. O texto, porém, se refere apenas às marcas de ponta do mercado.”
    Que “PONTA” meu amigo… Ponta pra mim São os Hi-End… Tec-Toy, Sony, Samsung, estão no mesmo pacote.

  6. Tec Toy e Sony NÃO estão no mesmo nível, pare com isso, cada uma que me aparece…

    E parabéns à Sony por ter dado um passo rumo à popularização do maravilhoso formato Blu-Ray – maravilhoso por uma razão bem simples: nos permite ter um cinema em casa MESMO!

  7. Vou tentar dar um pequeno e modesto testemunho, já que me considero leigo, embora seja aficcionado por tecnologia: de todos os produtos eletrônicos que tive até hoje, sem dúvida alguma os da marca Sony se diferenciam dos demais. Se é verdade que não podemos classificá-los como produtos de ponta (Hi-End), ao menos devemos reconhecer que, entre as grandes marcas do varejo, a Sony continua a ser a melhor. Em matéria de áudio, por exemplo, não conheço uma marca que chegue próximo (me refiro a samsung, philips, lg e outras). Além disso, a durabilidade sempre foi outra marca distintiva. De todos os aparelhos que comprei da Sony, nenhum, eu disse NENHUM, até hoje foi parar na assistência técnica. Justiça seja feita. Acho que os amigos acima pegaram pesado com a marca. É a minha opinião, respeito as demais. Abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *