A propósito de recente polêmica entre leitores sobre resolução de imagem, nunca é demais repetir: nem toda imagem digital é de alta resolução. Ou, em outras palavras, TV Digital não é o mesmo que HDTV. A confusão se deve, em grande parte, a explicações desencontradas que se publicam aqui e ali, além de informações dúbias de alguns fabricantes. A tabela abaixo talvez seja útil:

Full-HD: o que é – imagem de 1080 linhas, em processamento progressivo (1080p); onde se encontra – discos Blu-ray, em formato wide ou superwide.

HDTV: o que é – imagem de 1080 linhas, em processamento entrelaçado (1080i); onde se encontra – transmissões de televisão digital aberta e fechada (somente alguns programas), sempre em formato wide.

HDTV: o que é – imagem de 720 linhas, em processamento progressivo (720p); onde se encontra – transmissões de televisão digital aberta e fechada em formato wide (alguns programas).

SD: o que é – imagem de 480 linhas, em processamento progressivo (480p) para DVD (formato 4:3 ou wide anamórfico); ou processamento entrelaçado (480i) para transmissões de televisão digital aberta e fechada (sempre em formato 4:3).

Se faltou alguma coisa, por favor acrescentem.

16 thoughts on “Full-HD: o que é e onde está

  1. Convido o Sr. Andreem a participar sempre desse espaço democrático , e agradeço ao Sr. Orlando por este Blog, em que todos aprendemos sempre e onde a lúz da informação desfaz as trevas da ignorância .

  2. HD: o que é – imagem de 720 linhas, em processamento progressivo (720p); onde se encontra – DVDs (em formato wide).

    DVDs não é limitado a 500 linhas?

  3. Caro Orlando:

    Permita-me discordar apenas em um ponto: a resolução de 720p também sempre foi considerada como HDTV. Existem até emissoras de HDTV nos Estados Unidos que preferem transmitir seus programas em 720p, pois esse nível de resolução se presta melhor à reprodução de imagens com movimentos rápidos do que o nível 1080i. Este é o caso de algumas emissoras especializadas em programas esportivos.
    Essas imagens, vistas de uma distância um pouco maior, são tão nítidas quando as de 1080i.

    Um abraço

    João Carlos

  4. Obrigado, João. Na ânsia de esclarecer, acabei confundindo mais ainda. Agora, está corrigido. Na verdade, existem dois tipos de resolução chamados “HDTV”: 1080i e 720p, ambos em formato wide, certo? É sempre bom ter leitores atentos e bem informados. Abs. Orlando

  5. Orlando:
    Sou leitor assíduo da HT e de seu blog.
    Tenho uma dúvida.Pretendo fazer um up-grade em meu sistema e não sei se incluindo um Blu-ray em conjunto com TV de resolução 1366X720, acrescentaria mais qualidade do que o dvd c/hdmi atual.Vale a pena?
    Obrigado.

  6. Boa noite!
    Orlando, após leituras em foruns sobre resolução(HT Forum), tenho a seguinte dúvida: Tendo uma mesma fonte de 720p para dois televisores de mesmas caracteristicas e mesma marca, diferenciando apenas na resolução, um é Full HD e outro é HD, em qual deles a imagem fica melhor? Muitos afirmam que imagens HD 720p em televisores Full HD ficam ruins, por estes terem maior resolução.
    Abraços.

  7. orlando bom dia,quero saber se o sinal da sky-hdtv e 1080i,1080p,ou 720p grato.

  8. Minha Opinião:
    O melhor casamento é um Blu Ray e uma TV Full HD.
    Podem sim jogar 1080p em uma TV 720p e deixar que a TV faça o “Downscale”.
    “…O Pior Blu Ray é melhor que um excelente DVD Player.”
    é imperceptível ao olho humano o(pixel) de TV Full HD menor que 42″.Quer dizer, a percepção(qualidade) da resolução 1080p só começa a ser notada a partir de 42″.

  9. Orlando pelo que entendi quer dizer que não adianta nada eu ter uma tv de Full-HD se não tiver um leitor de Blu-ray? Só com esse leitor irei aproveitar realmente a qualidade da TV.

  10. Sim, Paulo, só o Blu-ray tem sinal Full-HD (1920x1080p). Mas não se esqueça que os TVs Full-HD em geral são mais avançados, em termos de processamento de imagem, circuitos etc. Então, mesmo para ver DVD ou TV Digital eles são melhores. Abs. Orlando

  11. realmente… minha televisão é uma scarlet 2 e ela tem a resolução de 1920 x 1080p no da diderença de quando assisto tv hdmi e quando jogo no meu consolo que tb tem essa resolução, a imagem é absurdamente perfeita no meu console!

  12. Nossa, dá pra ver nitidamente que as imagens que não são full hd aparentam estarem ”meio que” ásperas, tenho a minha live borderless sl80 que transmite imagem full hd e não abro mão dela!

  13. tenho o meu leitor bluray e tenho minha televisão time machine digital… com o bluray eu consigo alcançar as imagem que minha televisão é capaz de tranmitir, assim como a desses colegas em cima deve ser! abraços pessoal!

  14. Caro Orlando: Sou instalador profissional de home theater e a cada dia que passa fico mais descontente com relação a qualidade de reprodução de dvds comuns em monitores full hd de plasma ou led. Eu mesmo tenho vontade comprar a Panasonic 50G11B Full Hd mas como em tantas outras a reprodução de dvds normais é sofrível. Por favor peço sua ajuda, como posso conseguir uma reprodução pelo menos satisfatória desses discos. Quanto ao Bluray não vejo problemas.meus clientes tambem sofrem dos mesmos problemas. Já tentei reproduzi-los com DVD com saida em upscaling, mas não resolve. Apenas em um modelo que foi uma Philips 40 pol.LCD usando entrada em video componente tive uma reprodução surpreendentemente boa. A pergunta é uma só: não estou querendo muito mesmo porque os dvds são vendidos normalmente hoje e por que não consigo uma reproduçaõ a contento? Tenho saudades do tubo. Será possivel? Espero sua ajuda. Obrigado, Tácito Bárbaro

  15. Olá pessoal boa tarde, eu curso engenharia de redes de telecomunicação e tenho uma disciplina chamada Tv digital, to tendo muita dificuldade nela. Li essa postagem que o nosso amigo Orlando Barrozo postou e queria pedir cariciosamente quem entender um pouco mais a fundo me da uma ajudinha pelo whatsapp, se não for pedir muito. Agradeço.
    Meu Whatisapp, (91) 8231-7992

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *