Tudo bem que é apenas um trimestre, mas os números não mentem: a taiwanesa Acer roubou da americana Dell a vice-liderança no mercado mundial de computadores, diz o IDC, maior autoridade no assunto. No terceiro trimestre do ano (julho-agosto-setembro), foram vendidos em todo o mundo 78 milhões de PCs, o que representa crescimento de 2,3% sobre o mesmo período do ano passado. Só que as vendas da Acer aumentaram 25,6%, atingindo a casa de 10,96 milhões de unidades, enquanto as da Dell caíram 8,4%, ficando em 9,95 milhões. Explicação: a empresa de Taiwan apostou nos notebooks e principalmente nos netbooks, cujo custo bem mais baixo vem atraindo os consumidores no mundo inteiro. O levantamento refere-se apenas a unidades vendidas, não a valores em dinheiro, portanto não é possível saber (ainda) se essa “vitória” está sendo obtida à custa da lucratividade.

Em tempo: a liderança mundial continua sendo da HP, que detém 20,2% do mercado e cresceu no trimestre 9,3% (com 15,79 milhões de unidades). A Acer agora tem 14% de market-share, contra 12,7% da Dell. Seguem-se Lenovo e Toshiba. Claro, é uma estatística temporária, que pode perfeitamente mudar neste final de ano. Mas fico imaginando a reação de Michael Dell, conhecido pela arrogância e truculência, ao receber a notícia. Vejam o que ele disse tempos atrás, quando perdeu a liderança para a HP: “Estou preocupado é com os lucros. Se quisesse market-share, sairia vendendo um monte de netbooks”.

Pois é exatamente isso que os chineses estão fazendo.

1 thought on “Reviravolta no mercado de PCs

  1. Pra se ter uma ideia. Aqui em Londres um netbook Acer com intel atom n 270, 10″, 160 hd, leitor cartao de memoria, 1gb mem. 3 porta usb. Esta saindo ao equivalente a 556,00 reais.
    Esta vendendo muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *