Outro amigo, Luciano Guimarães, escreve para reclamar dos serviços brasileiros de download legal de músicas, citando o iMusica, do Submarino, e o Baixahits. Luciano já pagou por algumas músicas e simplesmente não consegue baixá-las. Um dos sites alega “problemas técnicos”, que serão resolvidos “nos próximos dias”; o outro diz que “o nome do usuário é inválido”. Inválido? E por que não era quando ele pediu e pagou pelas músicas. Conclusão do amigo: é por essas e outras que os downloads piratas crescem tanto. Comprar música legalmente, diz ele, dá muito trabalho e demora muito tempo.

Não há como deixar de lhe dar razão. Já ouvi queixas semelhantes de outras pessoas, inclusive leitores, que acabam desistindo de agir legalmente (se é que o termo se aplica ao caso) e partem para os sites não autorizados. A meu ver, existem duas maneiras de analisar a questão. Pelo aspecto puramente ético, Luciano agiu certo: tentou fazer a coisa legal, procurou orientação dos sites responsáveis, não encontrou e agora considera seriamente a possibilidade de baixar músicas piratas. É o que lhe resta. E é o que fazem milhões de brasileiros diariamente.

Mas há aí um outro lado, que infelizmente tem a ver com outros problemas do País. O segmento de música, como vários  outros, está nas mãos de meia dúzia de empresas que, por ganância ou incompetência, desrespeitam seus clientes. Pior: ninguém fiscaliza. É como se as autoridades dissessem a todo mundo: podem piratear à vontade. Mais ou menos como a cobrança de impostos: quem quer trabalhar estritamente dentro da lei acaba prejudicado, em favor dos que sonegam, entre eles grandes empresas e grandes empresários.

No caso dos downloads, não estranha que empresas como iTunes não estejam presentes no Brasil. Não conseguiriam trabalhar como estão acostumadas, ou seja, dentro da lei. Não sei se piratear música é solução. Mas, pelo menos, é um alerta das pessoas a quem não é permitido sequer cumprir o que é legal.

4 thoughts on “Downloads legais: nada legal!!!

  1. Para se manter na legalidade, infelizmente, no Brasil é necessário alguns artifícios. A criação de uma conta americana no iTunes, por exemplo. Fiz isso há tempos e abasteço via gift cards legítimos. Compro bastante e poderia comprar por aqui, mas estes problemas são realmente comuns.

    Me disseram que o pessoal da Apple quer começar a operação iTunes no Brasil, mas são tantos as barreiras, especialmente de ordem jurídica, que a coisa não sai do papel. Em termos tecnologicos, eles tem tudo pronto, claro, mas lidar com as gravadoras que temos aqui e o ECAD é realmente um trabalho hercúleo.

    Abs

    Julio Cohen

  2. Em tempo:
    Depois de muito reclamar, acabo de receber email da Sra. Mariene Teixeira Cardamone, Assistente Administrativa/Conteúdo do Baixahits, que me enviou a música solicita como anexo do e-mail, codificada em extensão mp3 a 128 kbps!!! Até os downloads ilegais têm melhor qualidade! Quando solicitei que ela re-enviasse a música pelo menos codificada a 320 kbps (near CD quality) recebi a resposta que eles não têm esta codificação no site.
    Estou simplesmente pasmo. O serviço é ruim, comprar é complicado, receber é quase impossível, e quando o cliente recebe vem nesta qualidade horrível…
    Começo a concluir que não é que a guerra contra os downloads ilegais está perdida – a verdade é que parece que nunca houve luta. A indústria da música dita “legal” parece ter se acostumado a viver todos estes anos em berço esplêndido, e espera convencer o usuário com algumas campanhas vazias esquecendo-se de fazer a sua parte. Os sites “alternativos” são rápidos, dinâmicos, têm visual atraente, acervo quase ilimitado, e oferecem músicas de alta qualidade técnica – será que não dava para aprender com eles?
    Abraço,
    *

  3. Olá, Julio
    Vc está certíssimo. Eu também sou cliente da loja iTunes americana, e dela não tenho nada a reclamar – os caras realmente sabem como fazer negócios e encantar o cliente.

    Com um modelo tão bom, será que não dava para os colegas daqui aprenderem um pouquinho?

    Abraço,
    *

  4. Luciano,

    Falou tudo: encantar o cliente! O visual da loja, os extras que criam no lançamento dos álbuns, o iTunes LP, a facilidade de ouvir trechos de qualquer música no PC, iPod Touch e iPhone, são recursos muito bacanas.

    Abração

    Julio

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