O que era urgente não é mais. Algo aconteceu nos últimos dias que levou o governo a adiar, sabe-se lá até quando, o lançamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A reunião convocada pelo presidente Lula para quarta-feira passada inicialmente seria para oficializar o projeto preparado pelo assessor especial Cesar Álvarez. Surpresa! Lula juntou nada menos do que 11 ministros (!!!), mais os presidentes da Anatel, BNDES e IPEA, para no final dizer – através do Blog do Planalto – que todos precisam de mais tempo para estudar o assunto, que é muito complexo…

Alguém já disse (se não me engano, foi Tancredo Neves) que quando não se quer resolver um problema convoca-se uma reunião para discuti-lo. Aí está o exemplo perfeito. Que o tema é complicado, todos os especialistas do País (e até eu, que não sou especialista) já vêm dizendo há meses; que Lula não entende nada do assunto (nem deveria) e está muito mal assessorado, não é novidade; que o governo não tem dinheiro para bancar a conta e, por isso, precisa costurar um acordo com as operadoras privadas, também já se sabia. A “novidade”, neste caso, é terem voltado atrás. Por que será?

Uma pista: na semana passada, Lula recebeu os presidentes das operadoras. Elas não querem financiar o PNBL, mas podem muito bem financiar a campanha eleitoral. É conversando que a gente se entende…

1 thought on “Banda larga, agora sem pressa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *