Reportagem do UOL Tecnologia na semana passada detalha um dos efeitos do alto custo da banda larga no Brasil. Com a queda nos preços dos smartphones, muita gente entrou nessa achando que era a oitava maravilha do mundo. Quando descobriu os preços dos pacotes de dados oferecidos pelas operadoras (todas elas), caiu na real. E simplesmente deixou de usar a conexão 3G para acesso à internet, ou seja, o smartphone deixou de ser “smart” e passou a ser, apenas, um telefone portátil. O repórter Guilherme Tagliaroli descobriu vários casos assim.

Além do custo quase proibitivo, a falta de regulamentação sobre a venda desses pacotes causa uma tal confusão na cabeça dos usuários que muitos acabam simplesmente desistindo do 3G. Cada operadora utiliza uma política comercial e uma forma de cobrar pelos dados, o que a meu ver deveria ser regulado pela Anatel. E esse é um mercado que não dá para desprezar: segundo a consultoria especializada Teleco, já existem no País mais de 5 milhões de assinantes 3G. Mas aí entra o famoso custo-Brasil: “A tecnologia 3G chegou com dois anos de atraso em comparação a outros países. E a estrutura de rede é pouco desenvolvida”, diz um dos maiores especialistas no assunto, Eduardo Tude, presidente da Teleco, que tem um estudo indicando que até 2011 o número de linhas móveis de banda larga irá ultrapassar o de linhas fixas.

Outro estudo da consultoria é de nos envergonhar: revela que o custo médio de um pacote de 1GB no Brasil é de R$ 80, enquanto na Inglaterra equivale a R$ 17 (justamente a Inglaterra, que tem um nível de tributação dos mais altos do mundo). Para ficar apenas aqui na América do Sul, o estudo compara o Brasil com seus vizinhos nesse quesito. Enquanto aqui um plano de 500MB custa em torno de R$ 76, no Chile sai por R$ 54, e na Argentina por R$ 31.

6 thoughts on “A dura vida dos “sem-3G”

  1. Além disso, o serviço é podre.
    Trabalho como Técnico de Informática e quando estou atendendo clientes com o serviço 3g, peço todas as informações possíveis a respeito do equipamento da pessoa (marca modelo e etc) pra baixar todos os drivers e outros softwares necessários pra não ter que usar a internet deles.
    O serviço, na maioria dos casos é lento e cai à toa, pois embora no site da operadora o cliente seja informado que há cobertura local, a recepção vai do péssimo ao terrível.
    O mais irritante é perceber que paga-se muito e muito mesmo, para se receber tão pouco. Se o serviço ao menos fosse execelente e o atendimento respeitoso, você, ao criticar os valores, sempre esbarraria na cordialidade e competência dos prestadores de serviço. Mas não é o caso. São incompetentes e muitas vezes até desligam o telefone em assuntos mais complicados.

  2. O Brasil é a mina de ouro das empresas estrangeiras, elas amortecem seus prejuízos lá fora com os preços cobrados aqui.

  3. Concordo plenamente! Considero os valores proibitivos sim. Possuo um Smartphone e “cortei” meu pacote de dados na operadora por esse fator e qualidade do serviço péssimo. Agora só utilizo o Wi-fi na empresa e em casa.

  4. Pelo jeito 3G e so para pessoa juridica, baixae e-mails. Ou seja, não e um serviço para o grande publico.

  5. CONCORDO PLENAMENTE COM OS AMIGOS, SOMOS EXPLORADOS ,SEM DÓ , E AINDA O PODER QUE REGE AS LEI E FISCALIZA , DIZ QUE O SERVIÇO IRIA MELHORAR E FICAR MAIS BARATO DEPOIS DA VENDA DE ALGUMAS EMPRESAS DO RAMO , NÃO SEI PRA QUEM MELHOROU … , PRA MIM CONTINUA RUIM E CARO …. COMO TANTOS OUTROS SERVIÇOS DESTES CARTÉIS …
    ABRAÇO.

  6. Eu tbm reduzi meu plano, e ainda bem que meu aparelho dispoe de wifi, ja outros que nao tem esse recurso terao mesmo que ficar a merce dessas operadores lixos que temos por aqui.
    chega a ser ridiculo isso o que fazem com nosso suado dinheiro.
    abraços

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