Como já se esperava (leia aqui), a Sony desistiu mesmo da tecnologia OLED. A notícia é da agência Reuters: a empresa anunciou em Tóquio que não irá mais vender displays desse tipo no mercado japonês, onde a receptividade – após dois anos do lançamento inicial – foi mínima. Pretende continuar com o modelo atual, de 11″, na Europa e América do Norte, conforme tiver demanda, mas não irá investir em outros. “Vamos prosseguir pesquisando novas aplicações para a tecnologia OLED”, disse o portavoz da Sony, sem entrar em detalhes.

Sem dúvida, uma pena. Os displays OLED têm performance bem superior à de plasmas e LCD-LEDs, mas a Sony acha que o custo de fabricação é impraticável. Mesmo o modelo de 11″ é vendido nos EUA por algo em torno de 2.000 dólares, o que assusta qualquer um. Não é à tôa que, segundo a empresa de pesquisas DisplaySearch, foram vendidas até hoje somente 2 mil unidades. O problema é que os coreanos parecem com enorme apetite para entrar também nesse segmento. A LG lançou na Coréia em novembro um modelo OLED de 15″, e na semana passada demonstrou um outro, de 27″ (foto); e a Samsung já tem uma fábrica de painéis desse tipo.

A propósito, esta entrevista com Won Kim Ha, vice-presidente da divisão OLED da LG, ilustra bem o citado apetite.

5 thoughts on “OLED: me inclua fora dessa…

  1. É impressão minha ou a sony tá entrando em depressão? Ou seria crise de identidade?

    Logo logo a lg passa a rasteira e ela vai ficar chorando.

  2. Não adianta inventar tecnologia para uma elite.
    Ou atende o mercado ou vai para o limbo ( ate alguem baratear…)

  3. Poderiam disponibilizar em celulares e fazerem opções de aparelhos ultrafinos que srivam apenas para conversas como era antigamente, pois os atuais transformaram-se em centrais multimidia e os tamanhos dos aparelhos que tendiam a diminuir voltaram alguns a virar trambolhos, tudo o que se imagina o aparelho faz toca musica roda filmes, gps, sintoniza tv, acessa internet, wi fi, bluetooth,mensagens de texto, camera fotografica ,filmadora, não sou contra mas os danados voltaram a ficar grandes e pesados
    quero o meu parecendo com um cartão de crédito, ultrafino toque na tela e leve e discreto.

  4. Sei não, acho que a Sony tem uma carta na manga, ela não ia largar uma tecnologia tão promissora. Plasma e LCD ainda tem o que evoluir, mas a médio/longo prazo, o OLED virá com força. Afinal, no mundo da tecnologia é assim, é só comparar quanto custava uma Plasma com resolução SD e de 42″ anos atrás, e hoje quanto custa uma do mesmo tamanho e HD! O OLED custa muito caro hoje, mas a tendência é baratear, ainda mais com a LG e Samsung investindo, e a Sony também, da maneira dela.

  5. Espero que os fabricantes pare de ficar tentando corrigir os problemas que a três tecnologias lcd, led e plasma tem e comecem a pensar no futuro (OLED).
    Se realmente for tudo isso que OLED oferece, LG e Sansung vai tomar conta do mercado.
    Acho que a SONY ainda não aprendeu com o fiasco que foi o playstation 3.

    Sony fique esperta, não ignore seus concorrentes e não de as costas para seus clientes.

    Nenhuma multinacional esta imunie a falência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *