Meu amigo Eduardo Ribeiro, que faz um trabalho admirável de integração entre jornalistas de todo o País (e olha que integrar esse pessoal não é fácil), me envia o link para a campanha de reconhecimento do Padre Landell de Moura. Segundo os idealizadores do movimento, foi esse brasileiro, nascido em Porto Alegre em 1861, quem na verdade inventou o rádio, e não o italiano Guglielmo Marconi, conforme todos aprendemos na escola. E mais: ainda no início do século 20, Moura teria criado os princípios básicos do que viria a ser a televisão, oficialmente “inventada” em 1923 pelo russo Vladimir Zworykin. Ou seja, o padre seria mesmo um gênio não reconhecido. Apesar dessas façanhas, e de ter patenteado dezenas de inventos no Brasil e nos EUA, Moura não conseguiu apoio, chegou a ser chamado de louco e acabou esquecido.

Claro, quem lê deve ter se lembrado de Santos Dumont, que a maioria dos brasileiros considera o “pai da aviação”, enquanto o mundo inteiro diz que quem inventou o avião foram os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright. Mas é um caso bem diferente. Para sustentar os méritos de Moura, há uma pilha de livros já publicados, mas sem divulgação (a lista também está no site). Quem quiser apoiar a causa, pode entrar no link e acrescentar seu nome ao abaixo-assinado virtual, que os organizadores pretendem enviar às autoridades, visando o reconhecimento oficial. De qualquer maneira, vale a pena, no mínimo, conhecer um pouco da história do homem.

3 thoughts on “Inventor do rádio é brasileiro!

  1. Orlando,
    O mais incrível dessa história é que fomos (minha turma de jornalismo na FAAP, em 1975) descobrir isso numa aula com um professor de rádio, chileno. Foi uma vergonha. 30 marmanjos estudando jornalismo, saber por um professor de outro país que o inventor do rádio era um brasileiro. Quem puder entrar no site e assinar o abaixo assinado fará um grande favor para a História do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *