Nesta segunda-feira, diretores da Rede Globo apresentaram, em São Paulo, as novidades da programação da emissora para 2010. Curiosamente, os principais assuntos não foram os novos programas, mas sim as plataformas técnicas em que a Globo está apostando: TV 3D, celular e internet. No primeiro caso, que até já comentamos aqui, a idéia é continuar com as experiências até que exista, de verdade, um mercado a ser atingido, ou seja, quando houver uma boa quantidade de receptores instalados. Sem dúvida, a Copa da África do Sul será o maior teste, ampliando o que já foi feito no Carnaval. A Globo pensa até em transmitir jogos do próximo Campeonato Brasileiro de Futebol em 3D.

Agora, a grande aposta da Globo é mesmo a distribuição de conteúdo via web e para terminais móveis. Não apenas o conteúdo convencional – shows, novelas e minisséries da TV aberta – mas conteúdo especialmente criado para a mídia web. Já em maio, a nova novela das 9, chamada “Passione”, terá uma versão online, em fragmentos, permitindo que o internauta possa assistir do modo que lhe for mais conveniente. Se der certo, o esquema será adotado em todas as novelas da emissora.

E o grande salto será dado com a Copa, em junho. Um total de 56 jogos será transmitido ao vivo pelo portal Globo.com e poderá ser assistido até mesmo em celulares, ou em computadores com receptor 1-seg.  “Eu diria que com o crescimento da banda larga, da TV Digital e o horário da Copa do mundo, a audiência dos jogos de outras seleções pode crescer muito”, disse Fernando Bittencourt, diretor de engenharia da Globo, ao site Tela Viva. Segundo ele, a plataforma móvel permitirá que a emissora faça suas primeiras experiências de TV interativa. Sem dúvida, um evento c0mo esse oferece enormes possibilidades para aplicações interativas, principalmente usando os canais 1-seg, de baixa definição.

1 thought on “Campeão de audiência no celular

  1. É evidente que êste é o melhor momento para
    alavancar o desenvolvimento técnico e tecno-
    lógico dos meios de comunicação televisivos
    no Brasil, principalmente com o maior evento
    mundial do futebol para os brasileiros,lem-
    bremo-nos que já somos quase 200 milhões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *