Primeiro, um pedido de desculpas aos leitores pela falta de atualizações deste blog nos últimos dias. Às vezes, quando problemas pessoais se somam aos profissionais, fica difícil conciliar. As 24 horas do dia parecem insuficientes… Mas cá estamos de volta.

As duas últimas semanas foram de correria, entre outras coisas porque acabamos de concluir a edição especial de 14 anos da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que chega às bancas na próxima semana. Nela está o primeiro teste prático do TV 3D, o modelo LED-LCD Samsung de 55″, que avaliamos com o máximo carinho possível. Infelizmente, ficamos com o bichinho apenas alguns dias… Nos próximos posts, vou dar mais detalhes. Mas já posso dizer que trata-se de um dos melhores TVs que já vimos (eu e toda a equipe), e confesso que estou ansioso para analisar agora um dos novos plasmas que chegam ao mercado entre maio e junho, prometidos por LG e Panasonic, além da própria Samsung. Com ou sem 3D, a sensação é que estamos diante de um novo patamar de qualidade em reprodução de imagem. Quem puder conferir de perto, garanto que vale a pena. E gostaria de ver aqui os comentários dos leitores que tiverem essa oportunidade.

Outro assunto da nossa edição de aniversário é um encarte especial em que procuramos associar dois temas aparentemente distantes: futebol e tecnologia. Como muita gente está em vias de comprar um TV novo para assistir aos jogos, as dicas de compra que estão ali são mais do que oportunas. Tem ainda detalhes interessantes sobre a cobertura do evento feita pela televisão (e desta vez também pela internet) em HD, e uma curiosa pesquisa sobre a importância da Copa do Mundo para o desenvolvimento da tecnologia. Ao sair em busca dessa história, nossa equipe descobriu que quase todas as Copas até hoje apresentaram alguma novidade eletrônica, já que o evento é uma grande vitrine mundial. Foi assim com a estréia das transmissões por satélite (em 1970), com os primeiros testes de HDTV (1990), o lançamento da TV Digital (2002 na Ásia, 2006 na Europa) e agora a introdução da TV 3D.

Literalmente, uma história cheia de emoções.

7 thoughts on “Copa, a tecnologia na vitrine

  1. É, Orlando, espero finalmente poder comprar uma TV de 42″, de plasma ou led lcd, que realmente valha a pena, que tenha imagens de qualidade, seja com mídia blu-ray ou dvd. Quanto aos posts, preocupou-nos a não atualização. Esperamos que esteja tudo bem com você e os seus.

  2. Welcome back, Barrozo….
    Para confirmar : na Folha on line de ontem, foi noticiado que a Samsung está fazendo “venda casada” da TV 3D.Você só compra a TV 3D se comprar, também, o kit que inclui BD player 3D,óculos e um filme. Essa prática, sabemos, é proibida.Claro que quem quer ter apenas uma série 8000 pela qualidade de imagem, mesmo em 2D,não precisa do “kit”, não é mesmo?
    Aliás, espero que no teste da TV 3D que vocês fizeram, venha a informação do que acontece com a imagem de um filme em 3D(Allien vs Monsters _ ou algo assim) com um BD player 2D conectado ao TV 3D.Não é reproduzida? É reproduzida com uma resolução mais baixa? O player trava? Enfim, coisas que também se testa principalmente nesse momento de tantas indefinições, não é mesmo? Abs

  3. Bem-vindo de volta, Orlando! Nós, leitores assíduos do blog, sentimos falta das atualizações. Espero que os problemas tenham sido resolvidos. Abraço.

  4. No caso de 70, outro fator foi a primeira transmissão mundial em cores. O que denota a vocação da copa para, como você mesmo informou, inovações na área tecnológica. Principalmente no ramo do próprio entretenimento.

  5. Olá Roberto, obrigado pela mensagem. Pelo que sabemos, essa “venda casada” é opcional, não obrigatória. Você tem um desconto para comprar o kit completo, dependendo da loja. De qualquer forma, vamos averiguar melhor. Sobre a conversão 2D-3D, um problema que tivemos nos testes foi o fato de ter apenas um disco Blu-ray gravado em 3D (o desenho animado “Monstros vs. Alienígenas”, fornecido pela própria Samsung). Esse filme, ao ser reproduzido num player comum (no caso, era o videogame PS3), apresentou imagens 2D (HD, mas 2D). Não deu para verificar com outros discos, mas podemos deduzir que, como os players 3D possuem um decodificador próprio, é imprescindível ter um para ver imagens em 3D. O que ainda não ficou claro é se há compatibilidade entre player e TV de marcas diferentes. Já sabemos que os óculos devem ser da mesma marca do TV, mas ainda não temos certeza quanto ao player. Vamos aguardar os próximos testes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *