Já comentamos aqui sobre as constantes disputas judiciais entre os fabricantes, em torno de patentes e/ou inovações de sucesso. Não é propriamente uma novidade no mundo da tecnologia. Microsoft, Google e Apple (não por coincidência líderes em seus respectivos segmentos) estão sempre envolvidas, seja processando ou sendo processadas. Mas, conforme o mercado vai ficando mais competitivo, parece que aumenta o apetite geral por ações judiciais – certamente alimentado por advogados, que são sempre os maiores beneficiários nesses casos.

Esta semana, por exemplo, um tribunal da Alemanha decidiu proibir a venda do Galaxy Tab, tablet da Samsung, atendendo a uma demanda da Apple, que acusa a empresa coreana de infringir patentes do iPad. Segundo The Wall Street Journal, a mesma decisão já havia sido tomada na Austrália, só que neste caso é válida para toda a Comunidade Europeia (com exceção da Holanda). Em abril, a Apple havia movido ação semelhante junto à Justiça da Califórnia, que ainda não se pronunciou. Claro, essas decisões são sempre demoradas e passíveis de recursos que, às vezes, podem reverter totalmente a situação. Apple e Samsung estão brigando até na Comissão Internacional de Comércio, que é o órgão máximo para esse tipo de divergência.

Curioso é que, em junho passado, foi a Samsung quem tentou impedir a venda do iPad, alegando justamente que… isso mesmo, que a Apple “copiou” inovações suas, não apenas com o tablet mas também com o iPhone. Mais curioso ainda: as duas empresas são parceiras!!! A Samsung fornece chips para a Apple, e mesmo tendo um cliente tão nobre não hesitou em acioná-lo na Justiça de países como Coreia, Japão e Alemanha, pedindo inclusive que fosse proibida a importação dos produtos da empresa americana. “Parece que eles estão apenas querendo se fortalecer para quando chegar a hora de um acordo”, disse à agência Bloomberg o especialista Seo Won Seok.

Outro expert nesses assuntos, Florian Mueller, citado pelo site MacWorld, diz que há mais gente por trás das disputas. O processo mais recente envolvendo a Apple foi anunciado esta semana na Flórida, onde uma empresa chamada OSS (Operating System Solutions) acusa Steve Jobs e seus colegas de violar uma patente sua com o sistema operacional dos computadores Mac. Mueller revelou que a tal patente é de 1999 e foi originalmente registrada por uma certa LG Electronics!!! Estaria a maior concorrente da Samsung usando uma empresa de fachada para também cutucar a Apple?

Já a jornalista Nicole Scott, do site Netbook News, revela que as imagens de tablets usadas pela Apple em suas ações são tão genéricas que, se forem aceitas pela Justiça, irão impedir não só a Samsung, mas qualquer outro fabricante, de vender esse tipo de aparelho. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *