A HP desistiu de vender sua divisão de computadores, conforme havia anunciado o CEO Leo Apotheker em agosto. A notícia pegou tão mal que Apotheker foi demitido dias depois. Nas últimas semanas, especulou-se de tudo: Microsoft, Dell, Samsung e HTC foram citadas como possíveis compradoras, enquanto alguns analistas argumentavam que era melhor esperar para que o valor da empresa caísse mais ainda. Milhões de usuários de desktops e notebooks HP pelo mundo afora corriam o risco de ficar “na mão”. Felizmente para eles, e acho que para o mercado como um todo, Meg Whitman, a nova CEO, anunciou hoje que o grupo voltou atrás: “Nossa análise da situação mostrou que os custos seriam muito maiores que os benefícios”, disse ela, em comunicado oficial.
Menos mal. Agora, é só cuidar para reabilitar a imagem da marca, que foi duramente afetada. Por sinal, o episódio HP-Apotheker vem sendo usando por alguns participantes do movimento Occupy Wall Street como exemplo das causas que levaram os EUA à atual crise: ao ser afastado, o executivo ganhou uma indenização superior a US$ 7 milhões. Para o pessoal da calçada, foi um prêmio à incompetência.
Não podia mesmo estar tão mal uma empresa que é líder mundial em seu segmento e que mantém market-share de 17%, como mostra a mais recente estatística do Gartner. Vejam os números de vendas de PCs no mundo, referentes ao último trimestre:
HP…………… 16,2 milhões………………… 17,7% de participação
Lenovo……. 12,3 milhões………………… 13,5% de participação
Dell…………. 10,6 milhões………………… 11,6% de participação
Acer…………. 9,6 milhões………………….. 10,6% de participação
Asus…………. 5,7 milhões………………….. 6,2% de participação
Sabia decisão de dona Meg!
Esses números incluem a Sony e a Apple também? Já vi muito mais Sony Vaio do que Acer ou Asus por aí. Sem contar com os filmes americanos que dão a sensação de que todo mundo tem notebooks da Apple por lá. Lenovo então, nunca vi um na vida (na verdade tem uns da IBM na faculdade aqui, mas Lenovo mesmo, nada).
Mas mesmo assim acho que a HP não vai ser muito afetada com essas burradas que fizeram. Muita gente que eu conheço nem sabe disso…
Marcos, obrigado pela msg. Os números se referem ao mercado mundial, não apenas Brasil, nem EUA. Em termos de quantidade, realmente Apple e Sony não são muito representativos. Já a Lenovo é campeã na China, daí sua grande participação de mercado. Este é o link para a tabela completa: http://bit.ly/sDgXx9. Abs. Orlando
Valeu pela resposta. Pelo link que você mandou, vi que nem na terra dela a Apple é líder. Longe disso. Eles tem uns 11% de market share por lá. Pensei que fosse bem mais alto. O negócio deles é Iphone e Ipad mesmo…