Você sabe como trabalha um hacker? Pelo jargão atual da informática, esse é o nome dado ao profissional que se especializa em segurança de redes digitais; “cracker”, ao contrário, seria o bandido, aquele que se dedica a invadir redes de governos e de grandes empresas para roubar dados e ganhar dinheiro com isso. Portanto, hackers são do bem, e crackers, do mal.

Não sei se vale a pena confiar totalmente nessas definições. Mas um artigo publicado esta semana no site IDG Now dá algumas pistas. O autor, Denny Roger, é especialista em análise de risco e projetos de redes seguras. Segundo ele, vem aumentando significativamente o número de ataques a provedores brasileiros, o que representa ameaça a todos nós, usuários. Ao mapear essas ações, Roger diz ter conseguido montar um perfil dos crackers e de como agem. O maior perigo estaria nos fins de semana, quando a maioria das empresas está fechada e os responsáveis por sua segurança digital estão fora. Muitas vezes, o ataque só é descoberto (quando é) na segunda-feira, e aí já é tarde demais.

Neste final de ano, diz o especialista, a tendência é aumentarem os ataques, por uma razão bem simples: crackers também são seres humanos e precisam faturar mais para comprar seus presentes de Natal!!! Pode parecer piada, mas é assim que a coisa funciona. Com a melhoria na economia do país, diminuiu a quantidade de desempregados que antes, para terem alguma renda, trabalhavam como atacantes de redes digitais. Hoje, muitos deles têm emprego oficial, e portanto não precisam mais exercer seu poder maligno! Só que, em épocas de consumo maior, esses experts buscam ganhar alguns trocados a mais – muitos são contratados para voltar a ser “do mal”.

Bem, recomendo a leitura do artigo, se você tem uma empresa e se preocupa com possíveis invasões. E recomendo este outro texto, do mesmo especialista, para quem está pensando em contratar um profissional de segurança e se proteger contra os ataques.

1 thought on “Cuidado: hackers trabalhando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *