Um evento promovido pela CEA (Consumer Electronics Association) no mês passado na cidade de San Diego, Califórnia, reuniu representantes de várias empresas para discutir o segmento de Smart TVs. A pergunta que deu início aos debates foi: “Por que os TVs conectados não se conectam?”

Como já comentamos aqui, esse é um setor em franca expansão no mundo inteiro, inclusive no Brasil. É árdua a disputa entre os fabricantes para colocar mais e mais aplicativos nas telas de seus TVs. E há muitos desenvolvedores trabalhando nisso. Presente ao evento, a repórter Julie Jacobson, do site CE Pro, relatou que os participantes concordaram num ponto: a interface ainda é muito complicada para o usuário leigo. “É muito mais fácil acessar os mesmos apps num iPhone do que num TV desses”, comentou Peter Redford, da empresa iLook, desenvolvedora de aplicativos.

Houve uma queixa geral contra o excesso de ícones e de procedimentos que o usuário precisa fazer para abrir um simples site em seu TV. A certa altura, alguém perguntou por que os fabricantes não se unem e estabelecem um padrão único de aplicativos (como faz a Apple, por exemplo), para facilitar as coisas. A resposta foi: esse padrão já existe. Trata-se do nosso conhecido DLNA (Digital Living Network Alliance), que foi criado anos atrás justamente para permitir a integração mais fácil entre os aparelhos. Computadores, celulares, câmeras, videogames e outros itens já são usados em redes domésticas através desse protocolo, sem maiores dificuldades. Já no caso dos TVs, embora muitos também sejam compatíveis, a conexão não é tão simples… foi o que disseram os especialistas presentes.

Na verdade, está em andamento um esforço de padronização, iniciado por três fabricantes (Philips, LG e Sharp), mas parece que nem todos os fabricantes querem aderir. Por que será? Redford acha que certas empresas dificultam, de propósito, o uso do padrão DLNA (que é gratuito) para obrigar os usuários a comprar conteúdos pagos. Também presente ao encontro, o vice-presidente da LG nos EUA, Nandu Nandhakumar, rechaçou na hora: “Alguns fabricantes fazem pequenos ajustes no código do DLNA”, disse ele, explicando que, no caso da LG, o motivo é evitar queixas infundadas dos consumidores. Por esse raciocínio, um problema na rede DLNA pode ser causado por qualquer um dos aparelhos conectados. Mas o usuário sempre irá achar que o defeito é do TV.

No final, todos concordaram. E ninguém apresentou nenhuma solução.

1 thought on “TVs (des)conectados

  1. É lamentável, cria-se mais uma expectativa em torno de um produto que ao invez de falicitar a vida é um verdadeiro problema. As pessoas querem ligar o aparelho e usar. Só isso! Não querem problemas.
    Paired Remotos, teclados minusculos, mesmo botão que serve para diversas funções… tremenda ginástica e aida não funciona satisftóriamente! Não é por ai não. Como dizia aquele filósofo alemão: as coisas certas, verdadeiras e belas não tem como dar errado. Abraço a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *