A mudança na lei da TV por assinatura, que já analisamos várias vezes (vejam aqui), está mobilizando as programadoras internacionais em busca de conteúdos brasileiros para cobrir as cotas agora exigidas por lei. Com exceção da Globosat – que detém os canais Telecine, SporTV, Globo News, Multishow, GNT, Viva e Futura -, todas as demais terão que se virar em negociações com produtoras nacionais, que agora têm maior poder.

Um fator positivo é que o Brasil já conta com excelentes produtoras, como O2, Casablanca, Zeppelin, Split, Bossa Nova, Conspiração e outras. Boa parte delas tem condições de suprir as necessidades do mercado. Evidentemente, o assinante é que terá de dizer, no futuro, sobre a qualidade das produções. Todo mundo sabe que a maioria dos canais pagos, hoje, tem baixíssima audiência, e é natural que as boas produções acabem caindo nas mãos das emissoras mais assistidos.

Parte do espírito da nova lei é justamente gerar mais empregos e conteúdos aqui no Brasil. No evento Fórum Brasil de Televisão, realizado na semana passada em São Paulo, executivos de várias programadoras confirmaram a disposição de contratar programas nacionais, casos de Fox e Universal. A primeira informou que já trabalha com nada menos do que 14 produtoras, incluindo a O2, do premiado cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), que está produzindo as séries “Contos de Edgar” – baseada em histórias de Edgar Allan Poe – e “360”, a ser exibida no canal National Geographic. Já a Universal criou até um endereço de email para receber sugestões de projetos.

Quem mais tem a ganhar são as produtoras de cinema, como lembra o site Tela Viva. No mesmo evento, o presidente da RioFilme, Sergio Sá Leitão, deu os números oficiais mais recentes: são hoje 15 canais de TV paga especializados em filmes, que em 2010 exibiram um total de 5.738 filmes (incluindo as reprises), dos quais apenas 908 eram nacionais; ainda assim, a maioria destes passou no Canal Brasil, que é totalmente dedicado a conteúdos brasileiros. Leitão acha que, com a nova lei, esse número deve aumentar para 2.300, ou 40% do total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *