ces-2013

 

 

E cá estamos de volta, após duas semanas de “parada para reabastecimento”. Espero que todos os leitores tenham começado bem 2013. Como todos os anos, nosso retorno equivale a um mergulho tecnológico, já que nesta semana acontece a CES de Las Vegas. Desta vez, não estarei lá fisicamente, ficarei aqui, acompanhando a distância o trabalho de meus colegas Ricardo Marques e Julio Cohen, que irão cobrir o evento para a revista HOME THEATER & CASA DIGITAL e para nossas mídias online. Amanhã (2a. feira), vai ao ar o hot site CES 2013, que ao longo de toda a semana mostrará os destaques do evento.

Pelo que temos lido e ouvido, deve se acirrar este ano (e ser escancarada na CES) a disputa em torno das novas tecnologias de TV: 4K e OLED. LG e Sony já lançaram seus TVs 4K de 84 polegadas, inclusive no Brasil, sobre os quais comentamos aqui algumas vezes, mas a Samsung anuncia um modelo de 85″, fato que por si só já demonstra o clima de rivalidade entre esses três fabricantes (atuais líderes do mercado mundial). Um minúscula polegada deve fazer diferença, pelo menos é o que acham os especialistas em marketing. Vamos ver, na prática, como esse novo aparelho se compara aos outros dois.

A propósito, a edição de janeiro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que está nas bancas, traz nosso teste exclusivo com o modelo da LG – enquanto aguardamos que a Sony nos envie o seu.

Quanto ao OLED, a LG surpreendeu no final do ano ao anunciar o lançamento mundial de seu modelo de 55″, mostrado pela primeira vez na CES 2012 (vejam aqui). Segundo o site coreano ChannelNewsAsia, o produto já está à venda na Coreia e chega aos mercados americano e europeu em fevereiro (deve ser outra atração da CES). Será então o primeiro OLED de verdade, já que o anterior, lançado pela Sony em 2007, tinha apenas 11″ (foi um fracasso de vendas). Seu preço sugerido é de aproximadamente US$ 10 mil, e não duvido que saia também no Brasil neste primeiro semestre. Segundo as especificações divulgadas, o aparelho tem 4mm de espessura e pesa inacreditáveis 10kg, utilizando o processamento de 4-pixels da LG (foi acrescentado um elemento branco aos convencionais vermelho, verde e azul).

Há também notícias de que a Samsung irá expor na CES TVs OLED maiores, o que confirmaremos amanhã, após as apresentações em Las Vegas. Sony e Panasonic, por sua vez, se associaram no ano passado para desenvolver juntas essa tecnologia, mas até agora não há informações sobre lançamento. E, considerando a atual crise financeira que assola o Japão, parece pouco provável que se arrisquem nesse campo.

Enfim, 2013 está começando. Teremos muito que comentar nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *