Junto com as redes sociais, o tema preferido atualmente entre os estudiosos de mídia e tecnologia é a Segunda Tela, fenômeno que já abordamos aqui algumas vezes (acessem os links no final do texto). Há inúmeras opiniões e palpites, mas faltam números confiáveis para embasar as teses que se lê e se ouve por aí. Agora, a Nielsen – maior empresa de pesquisas do mundo, que no Brasil é associada ao Ibope – acaba de divulgar um estudo que pode funcionar como indicador (ou quase isso) do que de fato acontece entre os consumidores.

Antes, algumas observações. Para variar, a pesquisa se restringe ao mercado americano e não necessariamente pode ser replicada a outros países. O espetáculo a que estamos assistindo no Brasil, por exemplo, com milhares de pessoas indo às ruas para protestar, está completamente fora da curva de adesão aos dispositivos portáteis. Tem sido tudo tão rápido e dinâmico que pesquisa alguma seria capaz de detectar ou interpretar o fenômeno. Mesmo assim, é fato que as redes sociais e o uso da segunda tela (a primeira é sempre a do TV) desempenham papel fundamental na mobilização dos brasileiros.

Dito isso, vamos aos números da Nielsen:

— 34% das pessoas com mais de 18 anos já possuem um tablet, o que significa quase o dobro de um ano atrás (18%);

— 46% dos usuários de smartphones e 43% dos que utilizam tablets já adquiram o hábito de acessá-los enquanto estão assistindo televisão; mais de 30% o fazem várias vezes por semana;

— Quase metade dos que têm tablet usam o aparelho para fazer buscas na internet sobre o conteúdo que estão vendo na televisão; 68% simplesmente ficam navegando;

— Mais da metade de todos eles (usuários dos dois aparelhos) visitam suas redes sociais enquanto estão vendo TV, e pelo menos 20% participam de conversas ou discussões sobre o conteúdo exibido;

— Ainda é baixo (15%) o percentual de pessoas que assistem a um programa de TV a partir de uma recomendação vista nas redes sociais;

— E um dado importantíssimo: 20% de quem possui tablet já comprou algum produto usando esse aparelho, logo depois de ver o anúncio na televisão.

Aqui, links para comentários interessantes a respeito:

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