Comentamos aqui anteontem sobre a nova norma da ABNT definindo parâmetros para instalações de cabeamento estruturado, cada vez mais usadas no Brasil, e eis que o amigo e colaborador Vinicius Barbosa Lima nos informa sobre um curso chamado “Check-list das Normas NBR 5410 e NBR 13570”, a ser ministrado na semana que vem pelo especialista Hilton Moreno.

Empresas e profissionais brasileiros têm o mau hábito de não seguir normas técnicas e até ignorá-las em muitos casos. Além de ser um erro idiota, significa um risco tanto para o(s) próprio(s) instalador(es) quanto para os usuários. A Norma existe não para complicar, ao contrário, para facilitar as coisas. Especialistas, trabalhando em grupo, estudaram determinado problema durante anos, analisaram diversas opções de solução, e chegaram a um consenso sobre como resolvê-lo. Por que desperdiçar a chance de utilizar esse conhecimento que alguém nos oferece quase sempre “de graça”?

O curso é focado em duas normas que abrangem “99 requisitos essenciais para projetos e instalações elétricas seguras contra incêndios, choques e danos aos equipamentos”. Nem precisa acrescentar que é importantíssimo para quem trabalha com eletrônica e para quem entra na casa das pessoas supostamente com a missão de tornar a vida delas mais segura. Mesmo sem conhecer o prof. Moreno, recomendo o curso a todos os profissionais dessas áreas. Detalhes aqui.

Tão ou mais importante é a atitude do próprio consumidor diante da questão. Embora nem toda norma tenha caráter de lei, na prática a maioria delas foi (ou deveria ter sido) criada para proteger o cidadão. Sabemos que muita gente despreza as leis, mas no caso está em jogo a segurança de uma casa ou prédio e de quem ali reside ou trabalha. Seria necessário motivo mais crucial para seguir as normas e cobrar dos profissionais o mesmo comportamento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *