DSC00452Nesta sexta-feira, aconteceu a segunda transmissão de um jogo da Copa do Mundo em 4K, pela Globosat, via SporTV (a primeira havia sido no dia 28 – confiram aqui). Pudemos assim conferir de perto mais detalhes dessa tecnologia, utilizando em nossa sala de testes um TV LG de 79 polegadas com capacidade de recepção em 60P (os TVs convencionais utilizam taxa de quadros de 30P).

No jogo Alemanha 1 x França 0, nossa equipe observou melhor a questão dos chamados artifacts (“artifícios de vídeo”), comuns no sinal digital. Toda vez que é usada compressão de sinal, esse problema é perceptível quando se aproxima os olhos da tela. Parte da imagem oscila, com ligeira alteração de cores (nas tomadas do gramado, é mais fácil observar). O conversor fornecido pela Net para assistirmos a essa transmissão utiliza o melhor software de compressão da atualidade, o chamado HEVC (High-Eficiency Video Codec), também conhecido como H.265. No entanto, a quantidade de pixels (mais de 8 milhões) é tão grande que nem esse software evita as oscilações.

Mas é importante destacar que essa “deficiência” não pode ser vista a partir de certa distância. Assistindo ao jogo a 3 ou 4m do TV, a sensação de profundidade é tamanha que esse detalhe nem é notado. Confiram neste vídeo.

Nos próximos dias, faremos mais testes com os sinais gravados dos dois jogos em 4K até agora (o terceiro será a grande final, no próximo domingo, dia 13). E relataremos aqui neste blog.

3 thoughts on “Mais um jogo da Copa em 4K

  1. Orlando, como havia dito no “Clipping Tech 248”, gostaria de mais informações sobre a quantidade de quadros dos TVs UHD da SONY.
    Além disso, quais tecnologias tem mais resolução de vídeo: “UHD” ou “OLED”?
    Obrigado.

  2. Olá Edison, a Sony ainda não nos informou. Não temos como saber a não ser através deles. Quanto à resolução de vídeo, UHD significa 3.840 x 2.160 pixels; OLED, assim como LCD, pode ser tanto UHD quanto Full-HD. Abs. orlando

  3. Edison, a Sony informa que todos os seus TVs atuais 4K são compatíveis com 60P. E que os modelos anteriores podem ser atualizados pela internet, bastando baixar um software no site da empresa. Infelizmente, não temos como checar essas informações. Estamos aguardando um TV Sony 4K para teste. Abs. Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *