Nesta sexta-feira, a Anatel fugiu de seus hábitos e divulgou os números oficiais dos mercados de telefonia, banda larga e TV por assinatura, com dados individuais das prestadoras de serviço. Até agora, isso parecia um tabu na agência reguladora, como se fosse proibido informar ao distinto público quanto cada empresa vende. Não se sabe se é efeito da recessão, mas o fato é que agora podemos saber melhor a participação de cada grupo econômico nos serviços.

Focando na TV paga, como se esperava o panorama é sombrio. De março a setembro, o total de domicílios atendidos caiu quase 300 mil. Significa muito mais, porque essa é a soma de todas as famílias que deixaram o mercado, menos as novas assinaturas vendidas. A maior parte da redução aconteceu no segmento de DTH (TV via satélite), liderado pelas operadoras Sky, Claro, Oi e GVT. Já na TV a cabo, houve pequeno aumento (cerca de 100 mil domicílios), assim como na modalidade FTTH (fibra óptica), que saltou de 111 mil para 153 mil.

Na estatística por empresa, quase todas têm hoje menos assinantes do que no início do ano; a exceção é a Telefonica/Vivo, que como se sabe absorveu a GVT. Somadas, ambas tinham 1,729 milhão de assinantes em março, agora têm 1,836 milhão. O trio NET+Claro+Embratel soma 10,133 milhões (perdeu 133 mil), enquanto a Sky passou de 5,684 milhões para 5,607. Os dados completos estão neste link.

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