Como faz todo ano nesta época, a CTA (Consumer Technology Association), antiga CEA, acaba de divulgar seu relatório sobre a evolução do mercado de tecnologia, que também aponta as principais tendências. Um comitê da entidade coleta os dados junto a fabricantes, distribuidores, integradores, revendedores etc. e seus diagnósticos passam a ser referência para muita gente.

Os detalhes podem ser vistos em português neste artigo. Destaco aqui, por exemplo, que drones e wearables (chamados no Brasil de “vestíveis”, ou todo tipo de dispositivo de uso junto ao corpo, incluindo relógios, pulseiras, fones, medidores de exercícios e por aí vai) são as duas categorias de produtos com maior crescimento previsto. A CTA estima também boas perspectivas para itens de automação caseira, como luzes inteligentes, sensores, câmeras IP.

Dois detalhes interessantes. Smartphones continuam sendo o produto mais vendido, mas isso deve mudar a partir de 2017, pois as pessoas estão mantendo seus aparelhos por mais tempo, ou seja, demoram mais para trocar. E a venda de tablets começou a cair em 2015; a tendência continua este ano.

Em tempo: os números são válidos apenas para os EUA, mas as tendências, diz a CTA, se aplicam ao mercado internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *