LED, OLED, QLED… bem, temos agora um novo tipo de TV para comentar. Acaba de sair nos EUA o primeiro “TV-projetor” da era 4K, da marca HiSense, hoje uma das gigantes chinesas. Para quem possa achar estranho, é bom lembrar que essa solução não é propriamente novidade. Consiste de dois módulos (projetor e display) montados como se tivessem sido feitos um para o outro.

A maioria dos fabricantes resiste porque, de fato, é complicado obter bons níveis de luminosidade com projeção frontal em ambientes claros. Para garantir a nitidez e a profundidade exigidas pela resolução 4K, mais difícil ainda. A alternativa encontrada está num novo tipo de chip DLP, da Texas Instruments, e no uso de projeção a laser. O modelo da HiSense é, na prática, um projetor com lente de curta distância (short-throw) que exibe imagens de 3.000 lumens sobre um display de 100 polegadas. 

Na versão USA, o “Smart Laser TV”, como o fabricante está chamando, vem com suporte de parede para a tela, um par de alto-falantes, processador estéreo com simulador de canal central, subwoofer sem fio, receptor de TV digital e plataforma smart integrada. A tela é produzida pela Screen Innovations sob encomenda da HiSense, com película anti-reflexo. 

Lançado na CEDIA, em setembro, o produto foi bem recebido pelos integradores e mídia especializada (um protótipo já havia sido mostrado na CES, em janeiro). Com preço sugerido de US$ 9.999, é de longe o melhor custo por polegada do mercado americano (um TV LED de 100″ não sai por menos de US$ 20.000 por lá).

A HiSense não tem, por enquanto, distribuição regular no Brasil (neste link, há algumas informações), e por isso não é possível saber se o Smart Laser TV será lançado aqui. Vamos ficar atentos às repercussões internacionais.

2 thoughts on “TV? Projetor? Os dois juntos.

  1. O Optoma já tem esta tecnologia. Mesma tela e pode ser usada com projetor lâmpada ou laser, e já tem no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *