CE Pro, o site americano que é referência para executivos da indústria de áudio, vídeo e automação, assim como para integradores e projetistas, divulgou dias atrás – como vem fazendo sempre ao final de cada ano – suas 5 principais tendências para 2020. Duas delas são mais ou menos óbvias: Vídeo 8K e redes 5G. Mas você vai se surpreender com as outras três:
Biophilia – Nome dado ao conceito de integrar a casa com a natureza, tanto em termos de arquitetura e design quanto no uso eficiente dos recursos naturais (luz, água, alimentos, lixo) e no gerenciamento da energia consumida.
Iluminação externa (Landscape Lighting) – Neste item entram todos os recursos tecnológicos que permitem controlar a iluminação das áreas externas da casa, explorando inclusive a maior ou menor produtividade dos usuários conforme a intensidade da luz.
Gerenciamento de água – Pode parecer estranho, mas o uso da automação para controlar o fluxo e a qualidade da água utilizada nas habitações é um dos nichos que mais têm crescido no mercado americano. Só pra dar uma ideia, o conceito abrange itens como detecção de vazamentos, conservação e purificação da água, controle de piscinas, saunas e banheiras, chuveiros inteligentes, irrigação de jardins, quintais e até de plantas domésticas.
Fica fácil perceber como a automação residencial pode ir muito além do que se vê hoje nas residências, mesmo com todo o buzz em torno da Internet das Coisas (IoT). Entender as mudanças que estão acontecendo no estilo de vida e na rotina das pessoas, seja dentro ou fora de casa, tem a ver hoje com a própria sobrevivência dos profissionais de projetos residenciais. E, considerando que a tecnologia propõe soluções para todos os itens citados (e outros tantos), abrem-se novas e grandes oportunidades de negócio para quem é da área.
Vamos ter que analisar cada uma das tendências em separado, nos próximos posts. Apenas como curiosidade, vale lembrar que o mesmo tipo de estudo, realizado pela equipe do CE Pro após consultas a especialistas de diversas áreas, gerou previsões nem sempre acertadas nos anos anteriores. Algumas tendências apontadas não se concretizaram até hoje. Confiram:
2018 – Crescimento dos sistemas de projeção de vídeo
2017 – Realidade Virtual e Realidade Aumentada
2016 – Criação de ecossistemas 4K nas residências
2014 – Automação como produto de massa
2013 – Redes residenciais de padrão empresarial (enterprise grade)
2012 – Comando dos equipamentos por gestos e voz
Mesmo assim, eles acertaram em vários outros pontos. E, seja como for, essas análises sempre servem para se observar em que direção estão soprando os ventos da tecnologia.
1 thought on “Tecnologia, bem estar e as tendências para 2020”