Numa decisão que provavelmente irá surpreender o mercado, a Savant – hoje uma das principais marcas de automação residencial – anunciou nesta 4a feira a compra da GE Lighting, divisão de iluminação do grupo General Electric. Não foram mencionados valores, mas o negócio tem importância simbólica: uma empresa típica do século 21 e da era digital adquire parte de um conglomerado com quase 130 anos de história e que é quase sinônimo da evolução tecnológica no século 20.

“Desde o início, sempre pensamos em ser a marca número 1 do mundo em automação”, diz o fundador e CEO da Savant, Robert Madonna, na primeira linha do comunicado oficial. “Nunca antes as questões de segurança, conectividade, iluminação inteligente e entretenimento no ambiente doméstico tiveram tanta importância para o consumidor”, acrescentou.

Para a GE, o negócio é mais um passo na direção de se transformar numa fornecedora de soluções industriais, como escreveu o CEO H. Lawrence Culp Jr. “Nossos colegas da GE Lighting agora fazem parte de uma das empresas que mais crescem no mercado de automação residencial, enquanto nós continuaremos nossa missão  de avançar com tecnologias de infraestrutura, que estão em nossas raízes desde o nosso fundador, Thomas Edison”.

Para quem não se recorda, a marca GE está ligada à invenção da lâmpada elétrica (incandescente), no final do século 19, que deu início à era da eletricidade de consumo. Hoje, continua entre os líderes em lâmpadas de led, mas com muitos concorrentes. Por sua vez, a Savant – como pudemos ver de perto no ano passado, numa visita a sua sede em Nova York – é focada na inovação visando o segmento custom, e trabalha em estreita colaboração com os integradores de sistemas. 

Não sei se conseguirá atingir a meta de seu fundador, mas este é sem dúvida um grande passo. 

Atualização: acabo de ver agora que as ações da GE subiram 6,5% logo na abertura dos negócios da Bolsa da Nova York nesta manhã. Informa ainda The Wall Street Journal que a venda para a Savant foi avaliada em US$ 250 milhões. 

2 thoughts on “Savant compra parte da General Electric

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *