No vídeo que divulgamos esta semana, o segundo da série Home Theater Tech Talks, entrevistamos João Fernando de Oliveira, sócio e confundador da Scenario, hoje uma das principais empresas de automação do país. Sediada em São Carlos (SP), a empresa nasceu há 25 anos entre engenheiros da Universidade Federal (UFSCAR) e vem realizando a proeza de competir de igual para igual com grandes marcas internacionais.

O vídeo pode ser assistido aqui, ou ouvido em podcast no Spotify, e é útil para que o consumidor entenda melhor a diferença entre as soluções smart que podem ser adquiridas prontas (há centenas delas por aí, das mais variadas procedências) e os sistemas de automação, que se baseiam em projetos customizados de acordo com as necessidades de cada família.

Em lojas de eletrônicos ou de construção, pode-se encontrar itens avulsos – lâmpadas, conectores, teclados, controles – que possuem sensores para acionamento programado, inclusive a partir de assistentes de voz como Google e Alexa. Mas não se garante compatibilidade entre eles, já que existem diversos padrões e códigos de comunicação. 

Ao comprar um sistema de automação através de revenda especializada, o usuário tem condições de escolher como quer que tudo funcione em sua casa: home theater, luzes, cortinas, ar-condicionado, alarmes, sensores, som em vários ambientes… Em tempos de quarentena e home office, muitas famílias estão descobrindo que vale a pena cuidar bem da casa. Foi o que constatamos na última edição da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que saiu com o Encarte SMART HOME (confiram).

Se é bom investir dentro de casa, melhor ainda numa casa inteligente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *