Já comentamos aqui algumas vezes, mas agora parece que está aumentando o clima de tensão entre as emissoras de TV e os canais pagos diante do crescimento exponencial dos serviços de streaming. Como reagir? Os últimos dados da Anatel confirmam a perda de assinantes nas operadoras, que tentam compensar com novos serviços digitais envolvendo maior oferta de banda larga – esta uma commodity fundamental hoje em dia.

Os dados mais recentes mostram que a audiência das redes abertas não para de cair. Com exceção de eventos esparsos como transmissões de futebol ao vivo (em jogos decisivos, como os mata-mata da Libertadores) e agora da CPI da Covid, a média de público sintonizado nos canais tradicionais se reduz a cada dia. Segundo o Kantar/Ibope, a Rede TV perdeu 30% de sua audiência entre janeiro e abril, seguindo tendência já registrada ao longo de 2020. Na Globo, a queda foi de 10%, e na Record, 8%.

Na TV paga, um terço da audiência evaporou entre maio de 2020 e abril 2021, enquanto o índice de aparelhos ligados diminuiu 10%. Mas, como lembra bem o blog Noticias da TV, do UOL, isso não significa que toda essa gente está migrando para o streaming. Há outras fontes de entretenimento competindo nesse jogo: videogames, YouTube e até mesmo o DVD, vejam só!

Interessante notar ainda que está se consolidando uma concentração na TV paga, em torno dos canais mantidos pela Globo (ex-Globosat). Seis dos dez mais assistidos pertencem ao grupo: Viva (líder disparado), Globo News, Multishow, SporTV, AXN e Megapix. Houve pequeno crescimento de CNN e Record News, confirmando o interesse maior do público pelo chamado hard news; e uma queda sensível do Cartoon Network, que já foi líder por muitos anos.

Pelo visto, as crianças se cansaram dos desenhos tradicionais e estão preferindo joguinhos de celular – o que, confesso, não sei se é bom ou ruim.

3 thoughts on “Audiência das TVs e ascensão do streaming

  1. As crianças assistem youtubers. Aqui em casa tem 3, só youtube. às vezes Netflix ou Disney.

  2. Depois que troquei minha TV por uma de tecnologia OLED em fevereiro desse ano, de todos os canais que assistimos em casa, 90% é do YOUTUBE.

  3. O conteúdo da TV paga já não tem justificado o alto valor cobrado aqui no Brasil. Eu mesmo tenho interesse por menos de cinco canais e todos eles só estão disponíveis nos pacotes mais caros. Logo, não assino e fico no streaming, onde posso escolher o que quiser e ver nos momentos que eu puder. TV aberta já era há muito tempo, só falta algumas pessoas mais “velha guarda” perceberem isto.

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