Nesta quarta-feira, participamos do programa Conecte-se, na Rádio Arquitetura, canal do Facebook dedicado aos profissionais de arquitetura e design de interiores. A convite do amigo Tarek Alladin e com apresentação de Alexandre Sebold, pudemos debater sobre a importante questão da integração entre arquitetos, designers e integradores de projetos eletrônicos residenciais.

O tema proposto era “A evolução do áudio e vídeo ao longo de duas décadas”. Com base na nossa experiência de 25 anos com a revista HOME THEATER, que sempre teve entre seus focos apresentar projetos em que tecnologia e design são bem harmonizados, tratamos das enormes possibilidades que se abrem aos profissionais com as novas tecnologias. Boa parte dos arquitetos antigamente não dava muita atenção a esse aspecto de seus projetos, e não foram poucas as vezes em que testemunhamos dificuldades de relacionamento entre eles e os técnicos de áudio e vídeo.

Felizmente, essas barreiras vêm sendo reduzidas nos últimos anos. A própria evolução tecnológica contribui para criar novos itens de conforto e segurança dentro das residências, o que beneficia não só os usuários finais, mas também, é claro, os profissionais envolvidos nos projetos. Basta ver a grande quantidade de soluções apresentadas nas páginas da revista, e no nosso anuário HOME THEATER BEST, exemplos de integração perfeita entre esses dois mundos, antes separados.

São novos tipos de caixas acústicas, produtos smart, painéis de parede, aplicativos, telas mais finas e dispositivos sem fio que, além de compor vários estilos de decoração, estão sendo tecnicamente aprimorados. Se antes havia resistências quanto ao desempenho técnico desses produtos, a tecnologia tratou de superá-las. O que falta apenas é uma aproximação maior entre esses profissionais, como dissemos no programa, para que ambos compreendam os papéis que cada um exerce nesse processo.

Acho que estamos chegando lá. Mais uma vez, um abraço e um agradecimento aos amigos Tarek e Alexandre pela oportunidade. Para quem quiser assistir ao programa, este é o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *