Uma boa notícia que tivemos ainda antes do Natal foi que a TV Cultura (SP) começou a exibir conteúdos com áudio Dolby Atmos. É a segunda rede a fazê-lo em toda a América Latina (a primeira foi a Globo). A estreia foi em 23/12 com a exibição de um especial chamado Auto Brasil, baseado na extraordinária obra do compositor carioca Aldir Blanc, falecido de COVID em 2020 (vejam aqui o trailer).

A diferença é que a Cultura, sendo uma emissora estatal e portanto sujeita a duras limitações orçamentárias, conseguiu o feito em apenas dois anos de desenvolvimento; a Globo já vem trabalhando nisso há quase uma década, tendo feito várias experiências inclusive em eventos ao vivo, como Carnaval, Rock in Rio e transmissões de futebol (vejam aqui).

Além do áudio Dolby Atmos, a TV Cultura agora passa a exibir também programas em HDR, outro avanço notável em se tratando de rede de TV aberta. Segundo a emissora, o sinal pode ser captado em todo o país através das afiliadas do sistema de TV Educativa. Para assistir, claro, é necessário ter uma TV e um receiver (ou soundbar) compatíveis.

Na verdade, a TV Cultura – pertencente à Fundação Padre Anchieta e mantida com dotação orçamentária obrigatória do governo estadual – vem se reestruturando tecnicamente desde 2019, quando foi contratado Nelson Faria, engenheiro responsável durante décadas pela área técnica da Rede Globo. Segundo ele, outros conteúdos estão sendo produzidos em Dolby Atmos e HDR, através de parcerias com empresas como Sony e a própria Dolby Labs.

O anúncio deste final de ano é apenas a parte mais visível dessa reestruturação, complexa por natureza. Tomara que o processo de aprimoramento técnico continue e, principalmente, que a Cultura consiga investir em mais conteúdos de alto nível, ela que já foi uma das melhores emissoras do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *