Talvez entre para a história como um marco da evolução tecnológica a façanha da BT Sport, operadora de TV britânica, no dia 26 de março, ao transmitir pela primeira vez um evento em resolução 8K HDR. Telespectadores em domicílios selecionados ao redor da ilha puderam acompanhar ao vivo, e com imagens nunca vistas antes, um jogo do campeonato local de rúgbi entre as equipes Bristol Bears e Saracens, de Londres.

Segundo a emissora, foi um trabalho conjunto com a Sony, fornecedora das câmeras (mod. UHC-8300), a operadora local EE (em rede 5G) e a Starlink, empresa de Elon Musk que fabrica e instala satélites de comunicação de pequeno e médio porte. Uma façanha e tanto, considerando que tudo transcorreu na modalidade OB (Outside Broadcasting), ou seja, na rua e não num estúdio convencional.

O sinal gerado dentro do estádio pelas câmeras – equipadas com lentes grande angular 22:1 e teles 86:1, da japonesa Fujinon – era captado por equipamentos 8K instalados num caminhão na rua em frente, e ali acontecia toda a mágica. Um servidor Sony PWS-4500 gravava tudo, com os técnicos monitorando as imagens em TVs Samsung Neo QLED (QN800).

 

 

 

Comprovando que esse tipo de esforço precisa mesmo ser multinacional, foram contratadas a norueguesa Appear, cujos encoders e decoders faziam a indispensável digitalização do sinal; a chinesa Vena Networks, responsável pelo sistema de rede; e a inglesa Synamedia para empacotar tudo em formato de streaming utilizando algoritmos de Inteligência Artificial.

A BT Sport já havia feito experiências desse tipo, mas desta vez foi um evento completo, minuciosamente planejado e inclusive com a inserção de anúncios, uma experiência inédita que a emissora planeja repetir com outros parceiros. Os resultados foram considerados excelentes e, claro, só puderam ser vistos por privilegiados proprietários de TVs 8K.

Será esse o futuro das transmissões esportivas? Executivos das empresas envolvidas garantem que sim. E, nesse caso, 26/03/2022 realmente ficará na história.

1 thought on “TV ao vivo, em resolução 8K HDR

  1. Ai ai …aqui no Brasil ainda com imagens analógica . Brasil super atrasado pois em varios lugares do Brasil nem sinal em full HD temos ainda . Cito um exemplo : Colatina ES poucos canais transmitem imagem em alta definição . Lá fora em 8k …. Brasil nem começamos ainda em 4k .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *