Carros elétricos, já existem muitos rodando por aí, conhecidos pela sigla em inglês EV. Mas o que se vê na foto é um AFV (Autonomous Freight Vehicle), ou seja, um caminhão de carga que roda sem motorista. Mais até do que os automóveis de passeio, o mercado para esses veículos pesados é visto com enorme potencial de crescimento, porque podem revolucionar os setores de transporte e logística em todo o mundo.

Um veículo autônomo de carga é operado remotamente através de rede de banda larga (5G) e um avançado sistema de GPS. Além da economia de combustível, que tem como efeito adicional a redução da poluição, esses veículos são equipados com sensores que gerenciam as manobras e controlam as velocidades.

A ideia é da empresa sueca Einride, fabricante de veículos elétricos, que se associou à americana GE Appliances, pertencente ao grupo chinês Haier, para os primeiros testes de campo dos AFV. Durante duas semanas, os veículos transportaram cargas pesadas entre a fábrica e o armazém da GE na cidade de Selmer (Tennessee), escolhida por sua malha viária de boa qualidade e sem tráfego intenso.

Tudo foi feito com parceria com a autoridade nacional de trânsito (NHTSA) e a prefeitura local. Também colaborou a sueca Ericsson, fornecendo uma rede privada de banda larga móvel, usada pela equipe de monitoramento remoto da Einride. Esta, além de fabricar os veículos, é especialista em gerenciamento de frotas, com larga atuação nos EUA e na Europa, e vem investindo cada vez mais em veículos autônomos.

Para quem ficou curioso, este link traz vídeos e mais informações sobre os AFV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *