Uma grande surpresa na CES 2023, algo que nem os sites especializados mais bem informados previram, foi a estreia oficial da Wireless TV. Dois fabricantes tiveram a primazia: a super famosa LG, com seu modelo OLED M3 em tamanhos de 77″, 83″ e 97″; e a startup Displace, baseada em San Diego (Califórnia), com uma OLED 55″ que tem até alça de transporte.

Primeiro, um esclarecimento. A expressão “sem fio” não é totalmente correta no caso da LG M3, porque ainda é necessário ligá-la a uma tomada elétrica. Já a Displace funciona com bateria e pesa menos de 10kg, justamente para ser usada on-the-go. Como a empresa é nova (tem apenas 5 funcionários), poucos acreditam que esse protótipo irá adiante, dado o volume de investimentos que o lançamento comercial exigiria (vejam o site da Displace). Quem sabe?

Já no outro caso, a promessa da LG é de colocar o produto à venda este ano pelo menos nos principais países. Apresentada numa sessão fechada num hotel de Las Vegas, a M3 de 97″ deixou boquiabertos os convidados. Foi montada sobre uma mesa exibindo imagens de um Blu-ray 4K, e deixou quase todos admirados pela ausência de fios e de conectores – na verdade, o cabo de força é muito bem escondido.

 

 

O segredo está neste módulo chamado Zero-Connect; o nome não deixa de ser uma provocação (mais uma) à concorrente Samsung, que há anos produz o One Connect junto com suas TVs mais avançadas (conexão via cabo). O módulo da LG recebe cabos de todas as fontes e transmite o sinal à TV usando uma frequência de rádio similar à Wi-Fi. Pode ser instalado a uma distância de até 10m.

Segundo executivos da LG, por essa frequência é possível transmitir vídeo 4K em 120Hz e áudio de ótima qualidade, o que todos puderam confirmar nas demonstrações. Claro, é ainda um protótipo. Será preciso ver se entra mesmo na linha de produção e a que preço será comercializado. Mas já ganhou lugar entre os lançamentos mais elogiados da CES 2023.

1 thought on “Surpresa: chegou a TV sem fio (mesmo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *