Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a Crestron – maior fornecedora americana de soluções para automação – anunciou na última 6a feira (18) um aumento de 5% nos preços de seus produtos vendidos nos EUA. Válidos a partir de 01 de maio, os novos preços são o primeiro reflexo das decisões do governo Trump para o segmento de automação – no caso da Crestron, tanto residencial quanto predial.
Segundo a empresa, o aumento incidirá sobre o total das faturas antes da aplicação de descontos, impostos e taxas de frete. Só não estão incluídas as compras referentes a serviços de software por assinatura.
Em comunicado, a Crestron informou que o percentual pode ser alterado dependendo da evolução do mercado. A empresa promete manter a transparência na divulgação de suas políticas comerciais, através de seu portal voltado a integradores e profissionais de automação.
O objetivo é continuar dando suporte a seus parceiros globais e minimizar os efeitos das mudanças sobre as operações de seus clientes.
Reação de outras empresas de automação
Até agora, não houve atualização sobre se as recentes mudanças de rota do presidente Trump em relação às importações da China (como esta) terão impacto na estratégia da Crestron. Outras empresas do setor também anunciaram mudanças estratégicas em função das novas tarifas (aqui, alguns casos).
Richard Jonker, vice-presidente de marketing da Netgear, comentou (aqui) que a empresa está recalculando os custos de mais de 400 componentes importados, usados na fabricação de seus produtos, para decidir o que fazer.
Também se manifestou Peter Hansen, economista da AVIXA, entidade que organiza a InfoComm e representa centenas de empresas do segmento AV. “Neste momento, o maior impacto negativo é a incerteza”, disse ele. “São vários aspectos ainda incertos que afetam de forma diferente cada empresa, inclusive a superposição de tarifas que vão se acumulando e levam os preços às alturas”.
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