Começam a chegar às lojas as linhas de TVs 2025 das principais marcas. A Samsung saiu primeiro com as novas QLED (vejam aqui), e na semana passada foi a LG quem abriu pré-venda de alguns modelos em sua loja virtual. TCL e Hisense (assistam ao vídeo) devem chegar ainda este mês.
O que mais chama a atenção nos novos lançamentos é o uso intensivo de recursos de IA Generativa, algo que havia sido anunciado – talvez sem o devido destaque – na CES, em janeiro. Os leitores hão de lembrar que a TCL expandiu sua parceria com o Google para incluir em suas TVs a ferramenta Gemini, como parte de seu sistema operacional Google TV.
Agora, a LG anuncia um acordo com a Microsoft para equipar algumas das suas com o Copilot. Pelas descrições, funciona a princípio no auxílio às buscas de conteúdos e no detalhamento dos programas em tempo real. Mas, nos modelos premium da marca, virá acompanhado de um chatbot (foto acima) que interage com o usuário de uma forma mais natural e é capaz de compreender comandos mais complexos do que o já velho “Hey Google”!
IA TRADUZ LEGENDAS E SUGERE COMPRAS
Ainda não conhecemos as linhas mais avançadas da Samsung, mas no Exterior estão saindo modelos com o que a empresa chama de Vision AI: uma espécie de combinado entre Copilot e aprimoramentos das plataformas Tizen e SmartThings.
Na semana passada, a empresa fez em São Paulo uma apresentação. Um dos recursos mais interessantes é o Live Translate, já disponível em smartphones Galaxy: a IA da TV consegue traduzir as legendas dos filmes entre diversos idiomas, inclusive em chamadas de vídeo.
Pode ainda criar fundos de tela a partir de comandos de voz do usuário, explicar cenas dos filmes e até sugerir compras de produtos que aparecem nos programas. Surgiu ainda uma notícia, não confirmada, de que a Samsung estaria negociando com a OpenAI para introduzir o ChatGPT em suas TVs.
Em breve, deveremos conhecer esses lançamentos.
Sr. Orlando boa tarde, será que esta novas TVs já vem preparada da a nova TV 3.0?
Ainda não, os fabricantes ainda não têm como produzir as TVs para o padrão 3.0 porque as especificações técnicas ainda não foram oficializadas. Espera-se um decreto da Presidência da República, talvez para este ano, para aí sim iniciar o processo de implantação. E, se tudo correr dentro do previsto, em 2026 será então lançada essa nova geração de TV. Abs