Talvez não seja coincidência. Falamos aqui dias atrás sobre a marca chinesa HiSense, e nesta terça-feira o grupo anunciou a compra da japonesa Toshiba. Por cerca de US$ 113 milhões, o negócio inclui a divisão de TVs e o uso da marca, ainda forte, fora do Japão, pelo prazo de 40 anos.  

O valor nem é muito alto: apenas um pouco mais que o prejuízo registrado pela Toshiba no último ano fiscal, encerrado em março. Vale lembrar que o grupo continua sendo um dos maiores do Japão, atuando em áreas como energia, semicondutores, telecom e equipamentos médicos, entre outros. Com mais de 153 mil funcionários, fatura atualmente US$ 11 bilhões por ano (vejam aqui).

Já o HiSense é um dos maiores grupos eletrônicos chineses, com forte participação de capital estatal. Está presente no Brasil, mas por enquanto de forma tímida. 

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *