A pane que atingiu na semana passada os servidores da Amazon Web Services (AWS), onde estão hospedados alguns dos sites mais visitados do mundo (aqui, os detalhes), ainda vai render muita história. Mas duvido que surja uma mais curiosa que a da empresa californiana Eight Sleep, que comercializa um engenhoso tipo de smart bed (“cama inteligente”), chamado Eight Sleep Pod.

Na noite de domingo 19 e durante toda a 2a feira 20, milhares de usuários desse sistema – que pagaram caro por ele – foram literalmente sacudidos de suas camas. A queda no servidor da empresa localizado na AWS simplesmente travou todas as tais camas “inteligentes”, acordando (e naturalmente irritando) seus proprietários.

Acontece que o sistema da Eight Sleep (vejam aqui) utiliza um software de nuvem. Dá pra imaginar a agonia das pessoas durante quase 24 horas de locaute; algumas reclamaram ter sido “cozidas” em suas camas a 43 graus Celsius!!! Outro relatou no X ter sido desalojado da cama, que se inclinou até ficar na vertical…

IA para regular o sono

O Eight Sleep Pod possui um colchão de água cuja temperatura pode ser regulada através do software. Contém ainda um sistema de IA chamado Autopilot, que ajusta automaticamente a temperatura do colchão com base nos hábitos do usuário. Se for um casal, o sistema faz regulagens diferentes para cada lado da cama.

Além disso, há sensores que conseguem monitorar a qualidade do sono, armazenando informações como batimentos cardíacos, níveis de respiração etc., que o usuário pode conferir e, se for o caso, levar a seu médico.

Tudo isso é instalado sobre uma estrutura de sustentação que também pode ser controlada eletronicamente. Altura, inclinação e alinhamento da cama se ajustam às preferências dos usuários. Nos EUA, esse brinquedinho é vendido por cerca de US$ 4.600, incluindo uma assinatura anual que dá direito às atualizações do software e a novas funções que podem ser adicionadas ao longo do ano.

Vejam que, mesmo com todo esse aparato, o usuário não fica livre de transtornos. Como todo sistema baseado em nuvem, há sempre o risco de uma pane como a da semana passada. A diferença é que, aqui, a empresa Eight Sleep teve a sacada de promover uma atualização imediata para permitir ajustes feitos pelo próprio usuário em caso de emergência. Incrível que não tenham pensado nisso antes.

 

 

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *