Prestes a deixar o governo, a presidente Dilma acena com a possibilidade de assinar um pacote de maldades, como costumam dizer as línguas ferinas de Brasilia. Já que não conseguiu viabilizar os apoios de que necessitava no Congresso, a quase ex-mandatária deixaria decretos-bomba para o sucessor. Uma das medidas seria a proibição, pura e simples, dos planos de franquia nos serviços de banda larga.

Certamente não será com decretos demagógicos que se irá melhorar a prestação de serviços de telecom, nem atingir tarifas mais justas. A polêmica, como já comentamos, deve se estender por um bom tempo. É bom que seja assim, pois dará chance das pessoas conhecerem os diversos lados da questão. O colega Samuel Possebon, um dos mais competentes do setor, analisou detalhadamente as motivações e implicações da portaria publicada pela Anatel suspendendo a aplicação de franquias por 90 dias (o conselho da Agência promete dar um parecer antes disso). No site Gizmodo, Felipe Ventura comenta reportagem do The Wall Street Journal relatando que a controvérsia também existe nos EUA. E ontem, na Folha de São Paulo, Julio Wiziack mostra os limites de dados das atuais franquias.

Vários outros artigos têm sido publicados, inclusive por gente da área técnica, sem falar das manifestações “políticas”, como da OAB, IDEC e entidades ligadas a internautas. Por mais que alguns (como é comum no Brasil) queiram simplificar as respostas, o caminho é se informar e não cair na armadilha da gritaria. Daqui do nosso cantinho, vamos tentando ajudar.

2 thoughts on “Polêmica da banda larga vai longe

  1. Fabiano, será que um modelo diferente do americano (inclusive no tamanho generoso das franquias, que fique bem claro, muito maiores que as anunciadas por aqui) é financeiramente viavel para as teles, que estao vendo a perda de receita aumentar porque servicos outrora rentaveis como a telefonia fixa estao perdendo valor?…
    .
    Nao é apenas nos EUA, outros paises como Canada, Alemanha, Australia, Nova Zelandia e ate o Chile ja estao adotando a franquia de dados na internet fixa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *