A propósito da discussão sobre nuvem, que comentamos outro dia, saiu esta semana uma outra pesquisa, esta da Nielsen, confirmando uma das tendências mais interessantes da atualidade. Trata-se daquilo que os pesquisadores chamam de “simbiose entre TV e tablet”, um fenômeno que tem tudo a ver com o acesso remoto a conteúdos armazenados em nuvem.

Basicamente, o estudo revela que 45% dos usuários de tablets nos EUA mantêm seus aparelhos ligados enquanto assistem televisão pelo menos uma vez por dia; 26% dos entrevistados disseram que fazem isso o tempo todo. O comportamento foi registrado também em pesquisa semelhante realizada na Inglaterra. Respostas praticamente iguais vieram dos usuários de smartphones.

E o que fazem essas criaturas enquanto estão assistindo a seus programas de TV favoritos? Acessam emails (parece que ninguém mais consegue passar um dia sem receber emails…). Alguns também estão se habituando a procurar na internet, pelo tablet ou celular, informações sobre o conteúdo que vêem na TV. E já existem aqueles que, ao verem um anúncio no intervalo do programa, correm os dedos pela telinha para procurar mais detalhes sobre o produto anunciado.

Vejam que, numa tacada só, estamos observando várias  mudanças de comportamento, que afetam não apenas a programação das emissoras, mas também o uso mais intensivo dos aparelhos e a resposta à publicidade. Tudo por causa daquele bendito casamento entre telona e telinha(s).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *