Se você está aí pensando se vale ou não a pena comprar um TV de alta definição, não espere muito. Aquilo que, na falta de palavra melhor, está sendo chamado de “Ultra-HD” pode chegar antes do que se pensava. A notícia, mais uma vez, vem do Japão, trazida pelo correspondente da PC World americana: o laboratório de pesquisas da rede de televisão NHK revelou esta semana o protótipo de um display de plasma de 58″ que consegue captar e reproduzir imagens com três vezes mais pixels do que os atuais Full-HD. O segredo estaria no chamado pixel-pitch, ou seja, a distância entre os pixels que formam a imagem. Num display comum, essa distância é de 0,9mm; no modelo apresentado agora, chega-se a 0,3mm!!! Este vídeo produzido pela NHK dá uma boa idéia do que estamos falando.

Detalhe: continuam no Japão as pesquisas sobre a tecnologia chamada Super HiVision, que atinge a mais alta resolução de que se tem notícia: 7.620×4.320 pixels (se fizermos as contas, dá exatamente quatro vezes os 1.920×1.080 do atual Full-HD). Ou seja, uma imagem quatro vezes melhor. O que está sendo proposto agora seria um meio-termo: com pitch menor, cabem mais pixels na tela e, portanto, melhor definição de imagem. Já comentamos o assunto aqui. Pessoalmente, assisti a uma demonstração do Super HiVision em 2008, quando visitei a NHK. Mas os próprios japoneses diziam que era coisa para depois de 2.015, por aí. Agora, não: eles já trabalham num plasma de 100″ com o tal pitch de 0,3mm.

3 thoughts on “Ultra-HD: juntando os pixels

  1. Caro Orlando,

    Lí há algum tempo, que os testes preliminares do HiVision causavam enjôo em algumas pessoas. Soube de algo a respeito? Com certeza era algo a ser resolvido e aperfeiçoado.

    Abs

    Julio

  2. A comparação 4x melhor está errada. As resoluções horizontal e vertical foram multiplicadas por 4. Logo a imagem tem 16x mais pixels que uma imagem Full-HD.

  3. Faz cinco anos, eu estava em uma feira de Audio e Video em SP, no stand da Fujitso, e um Japones me disse que as empresas de eletronicos japonesas trabalham com uma projecao de 10 anos!! Acredito que este tempo passoui para cinco anos!!!EStamos encantados com o Full HD, em funcao da resolucao que tinhamos ate hoje: TV c/ 240 linhas e o DVD c/ 480 linhas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *