Acabo de concluir uma pesquisa sobre a Google, uma das empresas mais fascinantes dos últimos anos. É impressionante a quantidade de serviços que esses caras criaram, seja por iniciativa própria, imitando (e aperfeiçoando) ideias de outros ou simplesmente comprando empresas menores que tinham algo interessante a oferecer. Não é mera coincidência que seja, ao lado da Apple, a empresa mais valorizada do planeta.

Agora, vejam que curioso: justamente quando está no auge da valorização e exercendo mais influência, a Google experimenta duas derrotas seguidas. Primeiro (como já comentei aqui) o fiasco que foi o lançamento de seu smartphone Nexus One, em 2010, retirado de circulação quase ao mesmo tempo em que começou a ser distribuído. Agora, o projeto GoogleTV. Dizem os sites internacionais que a Google pediu a seus parceiros fabricantes – Panasonic e Samsung – para não exibirem a novidade na CES, depois de vários problemas que foram detectados no software; somente a Sony, cuja exclusividade na parceria vai até meados de 2011, faria essas demonstrações, como já fez na IFA.

As principais redes de TV americanas vetaram ter seus programas exibidos no sistema, o que pegou muito mal para a Google. Surgiu ainda a notícia de que azedou o acordo com a Logitech, que fabrica o receptor do GoogleTV, a ponto de serem suspensas as encomendas do produto aos fornecedores chineses. As duas empresas, é claro, desmentiram. Mas, quando esse tipo de comentário começa a se espalhar, é difícil segurar…

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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