Dois anos atrás, conheci no Japão uma unidade de reciclagem de aparelhos eletrônicos da Panasonic. Fiquei impressionado ao ver milhares de TVs, geladeiras, sistemas de som, microondas e aparelhos de ar-condicionado amontados, como naqueles cemitérios de automóveis que existem em alguns bairros da periferia.

Lá, o assunto é pra valer. As leis sobre descarte correto de lixo tecnológico (incluindo todos os materiais nocivos à saúde que entram na composição dos aparelhos) são rígidas. Agora, uma outra empresa japonesa dá exemplo de boa reciclagem, embora não sem um quê de marketing para justificar seu alto investimento.

37078981_168769762e1.jpgNos EUA, a Sony promove atualmente uma campanha publicitária nacional em que convida os consumidores a devolverem seus aparelhos velhos, que não servem mais, em vez de simplesmente jogá-los no lixo. A ação inclui anúncios em emissoras de TV, incitando os moradores de cada cidade a esse ato de amor à natureza. 40 cidades estão no roteiro, e até o final do ano a idéia é ter pelo menos uma ação desse tipo em cada estado americano.

Para enfatizar o objetivo da campanha, alguns anúncios recuperam peças publicitárias antigas, que mostram, por exemplo, um pai gravando imagens de seu filho com uma enorme camcorder no ombro; ou um garoto tocando violão e gravando sua música num jurássico gravador de fita cassete.

Uma viagem no tempo, e por uma boa causa.

Para os interessados, eis aqui uma pequena amostra de anúncio desse tipo. E aqui um filme da Panasonic sobre reciclagem de televisores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *