plasmavlcd2.jpgPesquisa da empresa americana TFC Info, divulgada esta semana, revela como ainda estamos longe de uma verdadeira cultura tecnológica. Segundo o estudo, dois terços dos consumidores nos EUA preferem comprar um TV LCD do que um plasma; mas a maioria deles simplesmente não sabe diferenciar um do outro.

Para metade dos entrevistados, um dos fatores mais importantes em sua decisão de escolher um TV é o tempo de vida útil – e eles acreditam que um LCD dura em média cinco anos, mais do que um plasma. Ora, dizem os especialistas da TFC, os fabricantes argumentam sempre que um TV pode durar muito mais do que isso. Conclusão: não estão sabendo promover adequadamente seus produtos, mantendo o consumidor mal informado.

Curiosamente, e ao contrário do senso comum, o preço está longe de ser fator decisivo para quem vai comprar um TV de tela fina – pelo menos lá nos EUA. Pela ordem, segundo a TFC, os itens que mais afetam a escolha são estes:

                            Qualidade de imagem……………………… 97,5%

                            Confiabilidade…………………………………. 95,5%

                            Vída útil………………………………………….. 91,3%

                            Tamanho da tela……………………………… 90,8%

                            Preço………………………………………………. 87,8%

Bem, esse é o perfil do consumidor americano médio. Como será no Brasil? Aguarda-se uma pesquisa da indústria a respeito. A propósito, para que serve mesmo a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos)?

Se você também está entre aqueles que ficam em dúvida entre plasma e LCD, dê uma olhada neste vídeo. E leia também este artigo.

2 thoughts on “Consumidor desinformado

  1. Não acho que a TV de LCD dure mais que a Plasma. Muita gente não sabe mas a TV de LCD pode durar até bem menos que a Plasma. O calcanhar de aquiles da TV de LCD é na minha opinião o backlight que nada mais é que a lâmpada utilizada para iluminar a tela. Como nos monitores de computadores, este backlight não chega a durar mais que 5000 horas. Quanto a Plasma o que ocorre ainda é o preconceito em relação a durabilidade das primeiras gerações, aquelas fabricadas entre 1999 e 2004 cuja a vida útil era de 2 anos. Hoje as Plasmas já atingem uma durabilidade maior que as telas de CRT. Vide os paineis utilizados na BOVESPA e em empresas de monitoramento 24h. Essas instituições só utilizam Plasma porque é a melhor tecnologia em questão de qualidade de visão em todos os ângulos. Estou para comprar uma TV de tela fina e já decidi pela Plasma.

  2. Antes de comprar verifique o consumo de energia !!
    Na Astralia nenhuma passou no teste de consumo maximo estipulado pelo governo !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *