sgun55b6000vmd_g1É interessante como cada avanço tecnológico que surge provoca mais confusão na cabeça do consumidor. É o caso dos painéis de led (Light-emitting Diodes), que agora equipam os TVs LCD mais avançados. Samsung e Sony, como já comentamos aqui, saíram na frente e já estão colocando esses aparelhos no mercado brasileiro. Começaram também as promoções e queimas de preços: um modelo Samsung de 55″ (foto), que havia sido lançado por R$ 10.999, já pode ser encontrado por R$ 9.500 em alguns sites – e não faz nem um mês que o produto chegou às lojas.

Bem, deixando de lado a questão do preço (que é uma outra discussão), é bom lembrar que os TVs de led são “apenas” uma evolução dos LCDs convencionais. Na semana passada, um grande jornal divulgou que a diferença é que os tais leds agora são colocados “no painel traseiro, e não nas laterais do gabinete, como nos modelos já conhecidos”; o autor deve ter confundido com os TVs Ambilight, da Philips, que têm leds em volta da tela. Já o vendedor de uma loja que visitei neste fim de semana dizia que trata-se de uma tecnologia totalmente diferente, “melhor que o plasma”; outro confundiu os TVs de led com os Full-HD!!! Vejam como a desinformação pode prejudicar o mercado.

ceatec_2008_sony_1Os leds nada mais são do que lâmpadas cuja luminosidade é obtida através de pequenos diodos, componentes elétricos usados há anos na indústria. Emitem luz mais forte e têm maior durabilidade do que as lâmpadas comuns, além de serem minúsculos e consumirem menos energia. Por isso, substituem as lâmpadas tradicionais com vantagens e permitem construir TVs mais finos (veja na foto). No painel LCD, a função das lâmpadas é gerar luz suficientemente intensa para fazer brilhar os pixels que formam a imagem, ativados por impulsos elétricos comandados por um processador. Os painéis de lâmpadas (chamados backlights) precisam ter alta confiabilidade. Um dos problemas nos LCDs comuns é que a intensidade de luz gerada pelas lâmpadas não é homogênea, e se altera com o uso contínuo, resultando em imagens menos definidas e um problema sério de contraste (o preto às vezes parece cinza, e o branco nem sempre é branco de verdade). Os leds são mais estáveis e, nesse aspecto, mais confiáveis do que as lâmpadas convencionais.

Bem, os TVs de led continuam sendo LCDs, só que agora beneficiados por backlights de melhor desempenho. Daí a qualidade de imagem muito mais avançada, tanto em brilho quanto em contraste e definição de cores. Outra vantagem – esta do ponto de vista dos fabricantes – é que os leds custam mais barato do que as lâmpadas, além de serem ecologicamente mais eficientes. A tendência, portanto, é que esses TVs com o tempo substituam os LCDs convencionais, caindo de preço e tornando-se um novo padrão para a indústria – até que surja uma outra tecnologia comercialmente viável.

Resta a pergunta que muitos se fazem: a imagem dos TVs de led é melhor que a dos plasmas? Estamos fazendo os testes e em breve deveremos ter uma resposta. Aguardem!

5 thoughts on “A força dos leds 2

  1. Orlando, belo e necessário esclarecimento. A confusão reina nesta matéria, inclusive em relação a pseudo-entendidos. Agora, o que todo mundo – ou ao menos eu!! – gostaria de saber é justamente se estes novos painéis são realmente melhores, no quesito qualidade das imagens, do que o LCD tradicional e o plasma. No frigir dos ovos, é o que realmente importa, pois não vou ficar olhando para a espessura da TV, mas, sim, para a sua imagem. Aguardemos, pois, ansiosamente, os devidos testes da HT. Abraço do teu leitor.

  2. Ainda estou em duvida sobre o tamanho dos LEDs que compõe um backlight das LCDs. Alguns dizem que estes LEDs são do tamanho dos pixels e outros afirmam que os LEDs são do tamanho de um cluster formado por 4 pixels.

    Apesar de haver um ganho substancial na qualidade de imagem acredito que ainda o brilho natural das Plasmas e a visão periférica das mesmas ainda estejam imbativeis frente mesmo sendo essas LCD Leds.

    Outro problema por se tratar de uma tecnologia nova na questão de brilho em segundo plano, os LEDs podem também sofrer de defeitos no brilho reportando a tela como os famosos “dead pixel” e isso faz com que a probabilidade do problema seja duplicado uma vez que no antigo backlight a lâmpada tinha um brilho total e tornado mais fácil apenas a identificação do dead pixel na tela de LCD. Agora com o LED o defeito cria uma dúvida no usuário e até mesmo no técnico.

  3. -Em questão a linha de LED em painel traseiro, a equivoco pode se dar pela linha de LCD’s de LCD que a Samsung trouxe em uma linha chamada Série 7, realmente o Backlight era composto por LED’s no lugar de lampadas frias, acendendo em conjuntos, minimizando o excesso de iluminação da tela, porém aqui no Brasil vieram pouquissimas peças e somente em dimensão de 70″.
    -Existe sim a qualidade de imagem, comparativo a olho nu, aguardaremos testes, porém ao lado de uma Plasma, a linha de LED’s oferece uma excelência de taxa de contraste, o preto é realmente preto, e vale ainda ressaltar o baixo consumo de energia, cerca de 40% menos em relação aos LCDs convencionais e Plasmas.
    -Vi a formação dos LED e são led’s convencionais, uma nova geração chamado de Edge, com uma alta capacidade de iluminação. A qualidade final é totalmente satisfatória. E pra quem quiser verificar a Samsung colocou um Estande no Shopp.Iguatemi(Piso Superior) lá inclusive pode-se ver o modelo novo que será lançado em breve a Série 8, com processador de imagem em 240hz.(Duzentos e quarenta quadros por segundo), contra os atuais 120hz.

  4. Tv´s a LED não tem Back light a luz é gerada pela propria matriz de LED´s RGB, quanto a Bad pixel , pode ocorrer,Assim como bad line e bad colum, mas o indice de falhas no começo será igual as tecnologias de plasma e LCD e com o incremento da produção das TV´s LED, este indice cairá e será muito menor que as tecnologias “ultrapassadas” do plasma e LCD. Esta tecnologia é muito mais eficiente energeticamente que as anteriores, não dissipando energia desnecessaria com calor.

  5. OLA LUIZEM,
    CONCORDO COM VOCE,
    COMO TECNICO PESQUISEI E CHEGUEI A CONCLUSAO QUE NAO EXISTE BACK LIGHT NESTE DISPLAY E SIM UMA MATRIZ RGB LED DE ALTA DEFINIÇAO.
    ABRAÇOS
    MIKROSOM Eletronica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *