peter_sundeO Caderno Link, no Estadão de hoje, publica entrevista com o “rei da pirataria”, o sueco Peter Sunde (foto), criador do site PirateBay, que já lhe rendeu inúmeros processos. Um deles, agora na fase final, pode mandá-lo à cadeia!!! Isso mesmo: Sunde pode ser preso em seu país (se não fugir antes) pelo crime de distribuir pela web todo tipo de material digital sem pagar nada de direito autoral. Segundo o jornal, além da prisão ele pode ser condenado a pagar uma indenização de US$ 3,6 milhões a empresas como Warner, Fox, Universal e outras.

Sunde garante que: 1) não vai ser preso; e 2) não pagará indenização alguma. Como assim? “Fomos condenados, mas o juiz não disse por quê”, comenta ele, na entrevista. “No fim das contas, o resultado não importa. Não muda nada. Se é legal ou não, não importa. O que o juri não entende é que todos estávamos lá por uma coisa natural. Hoje é natural compartilhar. Vamos recorrer. E vamos vencer no final”.

Apenas recapitulando: a Suécia é um dos países onde as leis digitais mais estão sendo desafiadas (ou desrespeitadas, dependendo de quem analisa). O PirateBay é talvez o maior símbolo disso. Inspirou-se no americano Ebay – maior site de pesquisa de preços do mundo – para criar uma espécie de mundo à parte, onde as pessoas podem encontrar de tudo sem pagar nada. Seria o paraíso, não fosse por um pequeno detalhe: para que esse esquema se mantenha, alguém tem que pagar. Sunde argumenta que a internet democratizou a distribuição de conteúdo, fazendo de todo mundo produtor e ao mesmo tempo consumidor. Diante disso, não é necessário cumprir a lei, já que esta ficou defasada. “Mudou a sociedade, que por si só é egoísta”, declara.

Levando esse raciocínio ao extremo, teríamos então um mundo de egoístas, em que os produtores de conteúdo (músicos, cineastas, jornalistas, escritores, desenhistas, designers, criadores de software…) teriam toda a sua produção distribuída de graça na web; em contrapartida, poderiam usufruir de toda a produção dos colegas também sem pagar. A pergunta é: será que é isso que eles querem? E, mesmo que queiram, será que eles terão o mesmo estímulo criativo sabendo que não irão receber pelo trabalho? Sunde e o pessoal que defende a internet livre diz que a indústria precisa de um novo modelo de negócios. OK, mas qual? Alguém tem sugestões? Que tal, em vez de simplesmente roubar conteúdo de outros, dar idéias para que a tal democracia digital se concretize na prática?

Se não for assim, a brincadeira não vale. Aí, é crime. E só cadeia mesmo!

4 thoughts on “Quem quer ser preso?

  1. Orlando,
    que o modelo atual não tem chances de sobreviver não há a menor dúvida. Basta ver que todos nós compramos filmes em VHS há alguns anos, depois pagamos novamente pelos mesmos filmes em DVD e daqui a pouco pagaremos novamente pelas mesmas produções em blu-ray. Se realmente o que pagamos é pelo direito de uso da obra do autor, então na primeira compra já temos o direito de uso da obra e depois deveríamos poder pagar só pela mídia (só o custo do material do disco virgem + processamento) – mas não é o que acontece. A indústria detentora dos direitos autorais é voraz e injusta, e muitos artistas ficaram mal acostumados a viver nababescamente e sentar anos em cima do sucesso de um único disco.
    Uma nova geração de artistas já está criando novos paradigmas e até distribuindo música gratuitamente pela Internet.
    Por outro lado, o DRM é uma das piores bobagens já inventadas. Eu compro muita música digital legal, e a primeira coisa que faço é quebrar a proteção pois muitas vezes já fiquei com arquivos imprestáveis depois que panes no computador corromperam as licenças que permitiriam ouvir as músicas. Mais ou menos como se sua roupa desaparecesse no meio da rua e você precisasse apresentar a um policial o recibo da compra para ter a roupa de volta. É, no mínimo, ridículo.
    Por essas e outras, a indústria de conteúdo está ficando cada vez mais antipática aos olhos dos jovens que vêm descobrindo a tecnologia a cada dia, e que acabam se tornando contraventores de direitos autorais até pelo puro prazer de desafiar um inimigo antipático, retrógrado e injusto.
    Nesta luta torço pelo Peter Sunde – que para a juventude de hoje é um verdadeiro visionário. Eu também já estou cansado de ficar pagando várias vezes pela mesma coisa.
    Abraço,
    *
    *

  2. Olá Luciano, obrigado pelas observações. Mas continuo na dúvida: quem vai pagar essa conta?

    Abs,

    Orlando

  3. Acho que a mídia exagera nas previsões de um colapso do mundo artístico por causa dos direitos autorais. Vale lembrar que Victor Hugo foi o primeiro artista a conseguir se manter somente de direitos autorais. Será que antes dele não houve vida artística? A história mostra uma realidade muito diferente.

  4. Orlando
    Concordo totalmente com luciano, faço das palavras dele as minhas, com certeza quem deveria pagar esta conta é a industrial de conteúdo, que como foco principal e único só quer ganhar e ganhar, tornando ao público em geral nojento, repuguinante com sua avareza.Já passou da hora de acordarmos para bloquear esta esploração tecnológica.
    Sou totalmente favoravél as idéias de Peter Sunde e outros…

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *