P1050626São tantas as dúvidas que nos chegam dos leitores sobre o assunto que decidimos a partir de agora utilizar este espaço para dar algumas dicas práticas sobre TVs, principalmente os Full-HD, que cada vez mais dominam o mercado. Como muita gente deve estar pensando em trocar de TV nos próximos meses, inclusive por causa da Copa do Mundo, acho oportuno passar um pouco da experiência de nossa equipe tratando do tema e testando vários tipos de equipamento.

Na verdade, vamos antecipar aqui alguns tópicos de uma reportagem especial que estamos preparando para a edição especial de fim de ano da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que circula em dezembro. Sabemos que hoje em dia a maioria das pessoas faz suas pesquisas na internet antes de escolher os produtos, o que é muito útil e facilita bem as coisas. Só que é preciso cuidado.

Pesquisando sobre o tema nas últimas semanas, percebo que há três problemas básicos dificultando a decisão de compra. O primeiro na verdade não é (ou não deveria ser) um problema: a enorme variedade de modelos à venda. Ótimo que o consumidor brasileiro esteja tendo acesso a grande parte dos produtos que saíram recentemente no Exterior. Mas a oferta em quantidade, quando não é bem explicada, pode causar muita confusão.

Outra questão é a variação dos preços. Chegamos a constatar diferenças de até R$ 1.300 num mesmo TV LCD de 42″! Certas redes fazem promoções-relâmpago que podem (ou não) ser bom negócio; muitas vezes, são estoques antigos, e a promoção acaba assim que o estoque se vai. Em outras, há vendas casadas de TV+Blu-Ray, por exemplo, em que é preciso fazer as contas  sem afobação.

Mas a maior dificuldade, a meu ver, está nos próprios sites de venda de eletrônicos, mesmo aqueles que servem para comparação de preços. Com raras exceções, não há filtros intuitivos para marca, tamanho do TV ou faixa de preço, por exemplo, obrigando o internauta a navegar por todas as ofertas. Para complicar, os fabricantes também não ajudam nem um pouco, ao identificar seus produtos com códigos que são verdadeiras sopas de letras e números.

Vejam este caso: qual seria a diferença entre os modelos 42PFL7404D78 e 42PFL5604D78, da Philips, ambos de 42″? O primeiro tem 4 entradas HDMI, taxa de contraste de 80.000:1 e taxa de renovação de tela de 120Hz, diz o fabricante; o segundo tem 3 entradas HDMI, contraste de 50.000:1 e não há informação sobre a freqüência de renovação (presumo que seja 60Hz). Com apenas dois números distinguindo um modelo do outro, você tem que pesquisar cuidadosamente (e demoradamente) até descobrir por que um deles custa mais caro. Não daria para simplificar essas denominações?

Mais incrível ainda é que, em plena era da internet 2.0, os sites não oferecem ferramentas que permitam direcionar essa pesquisa. Recebi de uma loja virtual e-mail cheio de cores e grandes letras convidando: “Aproveite para comprar agora o seu TV LCD”. Entrando no link, fui cair numa série de páginas com dezenas de produtos (achei no meio até uma lavadora de roupa…)

Não, obrigado, não quero entrar nesse tipo de promoção. A propósito, outras dicas de nossa equipe sobre o assunto podem ser encontradas neste endereço.

9 thoughts on “Como comprar um TV

  1. O consumidor precisa ser mais informado, assim exigiremos eficiência e eficácia dos fabricantes e distribuidores, que precisam espalhar o tapete da atratividade dos consumidores.
    Tenho efetuado pesquisa na internet e não existem padronizões dos sites, a não ser o preço praticado.
    Com relação as novas tecnologias os sites não acompanham na colocação de filtros para facilitar o consumidor nas novas tecnologias pesquisadas.
    Tem site que pratica preços a prazo com mais de 26% de juros imbutidos e diz que o preço à vista é quase idêntico ao à prazo.
    Vamos ficar de olho!

  2. A maioria dos consumidores vem comprando em grandes redes do varejo porque procuram preço. Porém são atendidos por vendedores de cama, panelas, geladeiras e TVs, pessoas pouco qualificadas que falam o que os representantes das fábricas mandam eles dizer. Por outro lado, estas fábricas pagam “guelta”, um tipo de gratificação que independe da comissão (valor vendido) mas sim do produto vendido. A comissão da loja é inexpressiva, o que pesa é a guelta do fabricante. Aí existe uma disputa em vender mais o produto do fabricante que paga mais guelta. E nem sempre o que paga mais guelta produz o melhor produto. Azar do consumidor que acredita em um sujeito que por saber 1% mais que ele, já sabe demais.

  3. Olá, Orlando!

    Sou mais um na multidão com a pretensão de adquirir uma TV de boa qualidade. Há previsão de testes com a Panasonic P58V11B? E o que você me diz da LG 60PS80BD?

    Saudações

    Marco

  4. Olá Marco, estamos aguardando os dois produtos para teste. Assim que chegarem, avisamos. Já testamos o plasma LG 60PG70FD, e é um excelente aparelho. Abs. orlando

  5. A maior dificuldade na escolha de uma tela,ao meu ver,é a quase impossibilidade de se poder assisti-la em ambiente escuro,próximo ao que utilizo em casa.Não vi ainda nenhuma loja ou show-room que disponibilize tal espaço.Para que vai adquirir um lcd que parece apresentar um preto intenso no ambiente iluminado da loja,pode se decepcionar com um cinza manchado ao receber o aparelho em casa…

  6. R$ 1.300? Para a 42S10 da Panasonic achei valores entre 2.416 e 5.999. O primeiro é de uma loja manauara, ou seja, já está na Zona Franca. Mesmo assim, é uma baita diferença.

  7. Caímos nessa enrascada comprando no SHOPTIME uma TOSHIBA 42′ com conversor interno. Se for comprar este aparelho vc estará pagando a + pelo conversor interno que só pega canais abertos com “uma antena normal” e apenas alguns programas, se quizer utilizá-la nos canais a cabo terá que desembolsar mais uma “boa” grana para o conversor da NET ou TVA. E isso “ELES” não avisam e nem colocam no anúncio. O atendimento da Toshiba e Shoptime são péssimos para solucionar os problemas, entramos até no pequenas causas e não conseguimos a chegar a lugar nenhum. CUIDADO.

  8. Conforme já coloquei aqui de outras vezes, o brasileiro precisa aprender a ler os manuais porque a partir daí, com a cobrança do consumidor, os fabricantes serão obrigados a informar com mais honestidade a realidade de seus produtos.

  9. É verdade, comprar uma televisão de qualidade e saber as informações sobre o produto esta dificil!

    Semana passada fui a um grande shopping da minha cidade (Recife-PE), atrás de preço de TVs de 50 polegadas full-HD plasma, de preferência a nova da samsung 650 da série6, mas tambêm comparando o preço com de outras marcas!

    1º O carinha da loja mal sabia que existia essa samsung plasma 650!

    2ºOs lojistas escondem as TVs de plasma no fundo da loja, e não sabem nada das especificações, e ficam tentando empurrar os carissímos TVs de LED ou LCD! Nada contra mas gosto é gosto, e eu queria um plasma no momento!

    3º Plasma de Full-hd 50 polegadas é coisa rara de se encontrar em lojas, Só achei um modelo no carrefour!

    O melhor mesmo, a meu ver, está sendo a internet, que apesar dos problemas, muitos citados aqui, ainda é possível fazer maiores comparações e se informar melhor sobre o produto em questão através de blogs, comunidades entre outros meios!
    Em lojas, não dá mais!!! muito menos nos magazines! as únicas vantagens esta em: ver o produto e poder mexer a vontade nele, e em raros momentos, o preço mais em conta!

    É esperar o natal pra ver!

    Boa tarde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *