A propósito de uma pergunta enviada por alguns leitores, eis um assunto que deve interessar a muita gente. Sabiam que o Brasil é o único país ocidental – pelo menos entre os importantes – onde existe TV com gravador embutido? Isso mesmo: a série Time Machine, da LG, que acaba de ser atualizada com modelos de alta definição e maior capacidade de memória. A empresa não lançou o produto nos EUA nem na Europa. No entanto, suas pesquisas indicaram que os brasileiros são fissurados por gravar programas da televisão; muitos, até, sentem saudades do velho videocassete, vejam só!

Os TVs Time Machine acabam sendo muito bem-vindos, portanto. Permitem que você grave até 13 horas de programas em alta definição (1080i), ou 45hs em resolução standard, incluindo recursos de PVR: pausar um programa ao vivo, gravar um canal enquanto assiste a outro, organizar os programas já gravados para facilitar o acesso. Os modelos recém-lançados trazem ainda outra comodidade: você pode conectar um HD externo e transferir parte do que já gravou, quando a memória do TV ficar cheia.

Acho essa uma função bem interessante, pelo menos para quem adora programas de TV; ou para quem não tem tempo de assistir e quer fazer seus próprios horários. Alguns modelos da linha Scarlet (plasmas e LCDs), da mesma LG, não têm gravador interno mas trazem o conector USB Plus HD; nele pode ser conectado um HD externo para fazer exatamente o que faz um Time Machine.

Um dos leitores que escreveram a respeito questiona: mas por que um produto tão interessante não foi lançado nos países de Primeiro Mundo? “Dá pra desconfiar”, diz ele. Na verdade, foi lançada uma série especial na Coréia, na época das Olimpíadas. Nos EUA, o fenômeno TiVo reduz bastante o interesse por um TV com gravador interno. E na Europa parece que os telespectadores são mais passivos mesmo, sei lá…

Pelo que pude apurar, a LG queria introduzir um diferencial no Brasil, e as pesquisas indicaram que o gravador embutido seria muito bem-vindo. Segundo Fernanda Summa, gerente de produto, está sendo mesmo. O pessoal gosta de gravar novela, telejornal, futebol, filme… Diz ela que, para 73% das pessoas que compraram um Time Machine, a função de gravação é a mais utilizada.

Surpreendente, não? A pergunta que fica agora é por que outros fabricantes não lançam algo do gênero. Vamos tentar apurar. Enquanto isso, a LG está aproveitando essa mania bem brasileira de gravar tudo.

Ah! Se alguém estiver interessado, fizemos recentemente um teste com um desses TVs. Confiram aqui.

3 thoughts on “TV com gravador, só aqui!

  1. Grato, Orlando! Respondeste a todos os meus questionamentos! Até já comprei duas dessas TVs da LG, do mesmo modelo que o analisado.

    Não acho o consumidor brasileiro assim tão obcecado por gravação de programas, em relação aos consumidores dos demais países desenvolvidos e em desenvolvimento, ainda acho que deve haver algo por trás dessa estratégia da LG, como se usasse o mercado brasileiro como cobaia…

    Parabéns pelo blog.

    Atenciosamente,

    Domingos Neto
    Belém – PA

  2. nao existem mais estes televisores nas lojas ?, pois procurei e dizem
    que nao existem mais.

    se tiver gostaria de saber onde .

    moro em vitoria no espirito santo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *