Já disse alguém que política é uma coisa muito séria para ser deixada na mão dos políticos… Pois é, acabo de ler notícia da Agência Brasil (oficial do governo federal) informando sobre projeto do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) que determina o seguinte: todo assinante de TV paga deve ter direito a escolher apenas os canais que quiser, sem se submeter aos pacotes das operadoras. Muito bonito para um ano eleitoral, que é no que deve estar pensando o nobre parlamentar. Só que totalmente fora da realidade, ou seja, bem típico de políticos quando se aventuram em assuntos técnicos.

Como sabem todos que acompanham este blog, não morro de amores pelas operadoras, que continuam entre as campeãs de queixas do Procon, o que por si só dispensa maiores comentários. Mas já comentei aqui o problema operacional da TV paga brasileira: além de serem poucas operadoras, estas têm que se sujeitar a regras leoninas das fornecedoras de conteúdo – regras que, em qualquer país civilizado, não passariam pelo crivo de nenhum juiz isento. Da forma como foi criado o serviço de TV por assinatura, não há saída a não ser impor pacotes ao consumidor, que quase nunca tem opção de troca (nem de pacote, muito menos de operadora).

A solução seria mudar a lei que rege o serviço como um todo. Mas isso dá muito trabalho. E, como sabemos, trabalho não é com os políticos.

3 thoughts on “Lá vêm os políticos de novo…

  1. Sempre defendi a idéia do assinante ter uma conta no site da operadora e ali uma grade mostrar os canais e o valor mensal de cada canal. Assim ele escolhe qual quer ver, marcar o tempo em meses que é valida a escolha e gerar um boleto. Se não renovar perde o sinal. Paga só o que quer ver. Apoio a idéia mesmo concordando que é eleitoreira.

  2. Mas já que as operadoras (junto conosco) são “vítimas” nesse caso, não seria interessante uma espécie de ação conjunta por parte delas pra mudar essa situação?
    Se é sabido quem causa o problema, por que não “atacá-lo”?
    Do jeito como é, tá parecendo que de uma certa forma as operadoras são também beneficiadas por esse “problema”.

  3. Eleitoreira ou não é um opção que deve ser considerada seriamente. Não concordar com a forma, mas por isso aceitá-la do jeito que está também não adianta nada. As operadoras, os fornecedores de conteúdo e as Leis podem e devem ser mudadas quando não servem para o que se propõem. É um grande absurdo o mercado de tv assinatura no Brasil. Você tem que aceitar os preços mais caros do mundo, a qualidade é muito baixa, pacotes com verdadeiros lixos televisos por conta desse pensamento exposto acima. Dá para encher o tópico de argumentos negativos sobre o assunto. Não sou favorável a nada que envolve poder político, até porque é evidente o jogo de interesses. Mas que a Anatel deveria mudar o que está disponível para a população deveria sim e é urgente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *