Estive ontem no evento de lançamento do projeto Ciclo Sustentável, da Philips, que contou inclusive com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O grupo holandês está sendo o primeiro do setor de alta tecnologia a se envolver com tanta ênfase na questão da sustentabilidade, com um avançado programa de reciclagem de lixo eletrônico. Está inaugurando 40 postos de recolhimento de aparelhos usados, em 25 cidades brasileiras, aonde os consumidores poderão levar sua “sucata” das marcas Philips e Walita: televisores, aparelhos de som, barbeadores, rádios portáteis etc. Na cidade de Paulinia, próximo a Campinas, uma usina de reciclagem fará o tratamento dos aparelhos, separando as partes plásticas das eletrônicas, vidros e demais componentes, que terão destinação própria.

Segundo o presidente da Philips do Brasil, Marcos Bicudo, o grupo tem a meta de que até 2012 um total de 30% de seu faturamento global venha de produtos ecologicamente eficientes. Faz parte dessa estratégia, por exemplo, a decisão de fechar sua fábrica de lâmpadas fluorescentes localizada em São Paulo, conforme se noticiou na semana passada. As lâmpadas CCFL, por sinal, são um símbolo dessa nova era de tecnologias verdes: no evento, Bicudo apresentou um gráfico mostrando que, em 2008, nada menos do que 98% do mercado mundial era composto dessas lâmpadas; e que essa proporção cairá para 25% até 2020 (mais detalhes neste link).

Merece elogios uma iniciativa como essa, que – além de tudo – traz embutido um benefício adicional: o custo de fabricação dos aparelhos tende a cair, na medida em que se utilize menor quantidade de componentes e menos substâncias nocivas à natureza. Melhor para o consumidor. Infelizmente, o Brasil está mais do que atrasado nesse campo, como aliás admitiu o próprio ministro. Cabe, portanto, à iniciativa privada e à sociedade como um todo tomar a dianteira nesse processo (este vídeo explica bem o que quero dizer). Se formos esperar que o governo faça, pode esquecer…

Para os interessados, esta é uma lista de empresas que fazem reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos. Vamos nessa?

1 thought on “Está na hora de reciclar

  1. Além de reciclar, é legal também reutilizarmos os itens que usamos.

    Por exemplo, às vezes não precisamos jogar fora uma garrafa PET na lixeira certa, e sim reutilizamos para não gastar água com a reciclagem desta garrafa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *