Com a badalação toda em torno dos TVs 3D que estão chegando ao mercado, surgem as mais diversas especulações sobre o futuro desse mercado. Os estúdios de cinema, talvez os maiores interessados em fazer a tecnologia deslanchar, divulgam a todo momento que este ou aquele filme está sendo rodado em 3D. Compilamos até uma lista de lançamentos para 2010, que parece ter potencial para atrair mais gente ainda às salas de exibição – embora nada parecido com o fenômeno “Avatar”. Como no filme de James Cameron, a idéia é que as platéias saiam do cinema tão fascinadas que corram à loja mais próxima para encomendar seu TV 3D.

Claro que a coisa não funciona bem assim. Mas, observando o LCD-LED da Samsung que está em nossa sala de testes, é difícil resistir à tentação. Mesmo com a falta de material em 3D para se assistir, a grande sacada é a capacidade desse aparelho de converter imagens convencionais (2D) para imagens tridimensionais. Não é exatamente a mesma sensação de ver algo que foi rodado originalmente em 3D, mas amplia muito o envolvimento. Acrescente-se a isso o impressionante avanço de performance dos LCDs com painel de LED local dimming, com expressivo ganho em contraste e firmeza das cores, e o apelo pode muito bem funcionar para quem tem o dinheiro disponível e está em vias de substituir seu TV antigo. Vamos ver como se comportam as vendas (mais detalhes sobre os testes aqui e aqui).

Segundo a conceituada empresa de pesquisas DisplaySearch, dos EUA, no mundo todo deverão ser vendidos este ano cerca de 2,5 milhões de TVs 3D. É bom lembrar que em janeiro a mesma empresa projetava vendas bem mais baixas (1 milhão de unidades). Para os próximos três anos, a estimativa é chegar a 27 milhões, ou seja, dez vezes mais!!! Já disse aqui que não confio nesse tipo de pesquisa, geralmente baseada no “achismo” do pesquisador, ou de quem encomendou o levantamento. Mas Paul Gray, diretor da DisplaySearch, deu à revista especializada DealerScope uma informação importante: seus entrevistadores andaram visitando lojas onde TVs 3D estavam em demonstração e puderam “medir o pulso” dos consumidores. Chegaram à conclusão de que estes ficam simplesmente deslumbrados.

Daí à decisão de compra pode ser apenas um passo. Ou, pelo menos, é isso que a indústria espera.

9 thoughts on “As muitas faces do 3D

  1. Orlando, essa TV da Samsung Local Dimming que vocês estão testando, houve melhoras com relação ao ângulo de visualização?
    Abraço

  2. Orlando:é tentador adquirir já uma tv dessas mas, paira a dúvida sobre a tecnologia 3D que irá vigorar em definitivo.Digo isso devido ao fato de,como você mesmo mostrou,em feiras internacionais haverem várias demonstrações de tvs 3D SEM o uso dos incômodos óculos.Corremos o risco de adquirir um tv agora e dentro de pouco tempo termos essa tecnolgia muito mais desejável(sem óculos) à nossa disposição.O que você acha?Abraço:Rubens.

  3. Olá Rubens, ainda hoje pretendo comentar sobre a questão dos óculos. E quanto a sua outra indagação: sim, o novo TV Samsung não apresenta distorções no ângulo de visão; apenas, quando está em 3D, os óculos deixam de funcionar quando saem da posição horizontal. É estranho, e ainda não conseguimos descobrir a razão, mas você precisa manter o ângulo da cabeça em relação à tela; se inclinar o pescoço, a imagem desaparece. Como ninguém fica virando o pescoço ao assistir televisão, imagino que isso não será problema. No mais, é um excepcional aparelho, pelo que pudemos ver até agora. Abs. Orlando

  4. Interessante, Barrozo. Esse efeito que você menciona é devido à polarização utilizada. Há dois tipos de polarização : a circular e a linear. Com a linear somos “obrigados” a manter a cabeça mais ou menos fixa ( em um mesmo eixo “x” vamos assim dizer)se não a imagem borra ou até mesmo escurece completamente. Pensei que nas TVs ( nos óculos, na verdade) a polarização fosse circular!

  5. A explicação técnica é essa que dei acima : diferença entre polarização circular e linear. Nos TVs (óculos) a polarização é linear….

  6. Muitos se falam em 3D e já pensam apenas nas LCD-LEDs. Em alguns testes a Plasma se sai bem melhor na reprodução 3D que as LEDs LCD por possuir maior velocidade de processamento e tempo de resposta.

  7. Pena que a Série 8000 da Samsung ainda não é “local dimming”….! Esperemos pela Série 9000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *